Praça do bairro São Bento ganha novos brinquedos com a marca do design

Um dos espaços públicos de lazer mais frequentados de Bento Gonçalves ganha uma nova cara a partir deste sábado, dia 23. Além de já abrigar a tradicional Igreja São Bento – em formato de pipa – e o Monumento aos Imigrantes, que homenageia a chegada dos primeiros italianos à cidade, a praça Achyles Mincarone receberá, de forma definitiva, outra importante referência ao desenvolvimento do município: os brinquedos da área de lazer foram totalmente remodelados, com traços que remetem ao trabalho de design empregado pelo setor moveleiro nas últimas décadas.

A iniciativa, elaborada e custeada pelo Sindicato das Indústrias do Mobiliário de Bento Gonçalves (Sindmóveis), com apoio das secretarias municipais de Turismo e de Meio Ambiente, é mais do que uma simples ação isolada. Ao mesmo tempo em que comemora as 20 edições da Movelsul Brasil, que, neste ano, ocorre de 14 a 18 de março, o projeto intitulado “Somos Móveis” buscar deixar um legado estrutural para um dos principais polos produtores de móveis do país. Nas próximas semanas, um grande letreiro também passará a circular por vários pontos de Bento, para dar ainda mais evidência à proposta. Na internet, um portal interativo reúne, em uma linha do tempo, imagens que contam a evolução do ramo.

Desenhados por profissionais locais, que aderiram à causa de forma voluntária, os novos brinquedos são, de fato, para as crianças brincarem. Mesclando em sua composição madeiras e materiais metálicos, por mais que, em um primeiro momento, eles possam causar alguma “estranheza” pelas novas formas, darão um novo ar à praça e ajudarão a consolidar a imagem de Bento, para moradores e turistas. Os estúdios Bria Design, Eduardo Nuncio, Intervento Design, Studio Marta Manente, Projeto 3 e UNT Design assinam as criações. “Teremos, agora, brinquedos com a nossa identidade. Mas é importante ressaltar que nosso intuito é que esse seja apenas o início de um processo por meio do qual possamos interagir cada vez mais com a cidade. É o começo de uma revolução”, avalia o presidente do Sindmóveis, Henrique Tecchio.

As atividades de inauguração dos novos brinquedos estão marcadas para ocorrer entre 14h e 19h. Em caso de chuva, a programação será transferida.

(Foto: Ana Carolina Azevedo/Divulgação)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.