Prazo para tirar ou transferir título de eleitor encerra nesta quarta-feira, dia 4

Encerra nesta quarta-feira, dia 4 de maio, o prazo para alistamento, transferência ou alteração do local de votação. Quem está com o título cancelado por ter deixado de votar por três eleições consecutivas (cada turno é considerado uma eleição) também tem até esta data para regularizar a situação.

Para os brasileiros que já tenham 16 anos, ou que irão completá-los até a data do primeiro turno (2 de outubro), o voto é facultativo. Aos que já completaram 18 anos, o alistamento eleitoral é obrigatório. Para emissão do documento é necessário dirigir-se ao Cartório Eleitoral com documento de identidade original com foto, comprovante de endereço e, para os brasileiros maiores de 18 anos do sexo masculino, comprovante de quitação do serviço militar.

Quem mudou de cidade ou Estado e quer pedir a transferência do domicílio eleitoral deve levar o título, um documento com foto e um comprovante de residência – é necessário residir no novo domicílio há pelo menos três meses. O prazo também vale para o eleitor que mudou de residência dentro do próprio município e deseja apenas alterar seu local de votação.

Biometria

Apesar de Bento Gonçalves não estar na lista dos municípios onde o recadastramento biométrico é obrigatório, os novos documentos já saem com a identificação e poderão ser utilizados na eleição 2016. A medida impede que uma pessoa tente se passar por outra no momento do voto – já que não existem impressões digitais iguais – e faz parte do Programa de Identificação Biométrica do Eleitor Brasileiro. O processo foi lançado no país ainda em 2008 e está sendo ampliado gradativamente. Ainda não há previsão de quando a medida será obrigatória no município.

Horário de atendimento

Em Bento Gonçalves, o Cartório Eleitoral está localizado na rua Góes Monteiro, 91, no bairro São Francisco. O horário de atendimento é das 10h às 17h, de segunda a sexta-feira.

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.