Presidente faz avaliação e rebate críticas

Nossos objetivos foram 100% atingidos. Estamos muito satisfeitos”. É com este sentimento de dever cumprido que o presidente da 25ª ExpoBento, Laudir Picolli, faz a avaliação da edição na qual ele, ao lado de sua diretoria, trabalhou durante quase um ano. Em visita ao Grupo SERRANOSSA, exclusivamente para falar sobre o evento que encerrou no último domingo, com recorde de expositores (467) e com o maior público da história da feira (201.776), Picolli foi franco, direto e apontou erros e acertos.

 De acordo com ele, o feedback durante e após a feira tem sido extremamente positivo, embora  algumas críticas também surjam. “Nós reconhecemos três problemas que ocorreram durante a feira: a queda de internet em alguns momentos, o que prejudicou o pagamento de compras com cartão; a falta de caixas eletrônicos dentro do parque, o que infelizmente ficou fora da nossa alçada, já que os bancos não quiseram instalar; e também a dificuldade de estacionamento dentro do parque, porque o espaço físico é bastante limitado”, reconhece o presidente. “Também recebemos algumas críticas pontuais que são naturais e que certamente serão avaliadas para as próximas edições e outras que os próprios expositores podem trabalhar melhor”, afirma o presidente, destacando que, de forma inédita, foi oferecido pela feira um treinamento aos colaboradores das empresas expositoras, para atrair e conquistar o cliente e vender mais.

No entanto, Picolli afirma que as reclamações feitas de forma genérica e críticas sem argumentos não são levadas em conta. “É humanamente impossível você agradar a todos. Então, o que levo em conta na hora de uma reclamação é o estado emocional de quem critica, avalio se já não existe certo negativismo na pessoa ou se não é alguém que costuma reclamar de tudo e de todos. Acredito que muitas vezes é uma questão cultural, portanto, não nos atinge”, garante o presidente. “Dizer, por exemplo, que a ExpoBento é sempre igual é algo que é quase inacreditável. Afinal, inovações não faltaram”, completa.


Empresário de sucesso em Bento Gonçalves e com vários carimbos no passaporte, Piccoli afirma que nunca passou por uma feira ou evento onde fosse possível comprar desde um cachorro quente até um apartamento. “Na ExpoBento, a pessoa pode comprar e negociar um imóvel, mobiliar e decorar o apartamento ou a casa, sair de carro novo, renovar o guarda roupa, comprar presente para alguém especial, comer o melhor da gastronomia italiana ou saborear um simples cachorro quente. Pode ainda entreter seu filho em espaços destinados às crianças, comemorar e se divertir nos diversos shows e atrações, ou ainda saborear as delícias da agroindústria e degustar vinhos, sucos e espumantes. Como pode alguém dizer que não tem o que fazer na ExpoBento?”, questiona o presidente.

Segundo Piccoli, embora a renovação dos expositores seja de, em torno, de 30%, a feira sempre apresenta novidades, traz tendências e oportunidades diversas de compras. “Eu sei que teve construtora que vendeu e prospectou negócio de 20 apartamentos, outro expositor vendeu um carro de mais de R$ 300 mil e o vendedor de doces foi embora de Bento sem estoque porque vendeu tudo na feira. Quem vai à feira pode gastar de R$ 1 a R$ 1 milhão e também se divertir”, complementa.

 Novo presidente

Depois do longo trabalho, Picolli assume a presidência do Conselho da ExpoBento. O nome que irá ficar à frente da próxima feira, que terá um dia a mais e está marcada para o período de 2 a 13 de junho de 2016, ainda não está decidido. “Ainda não convidamos ninguém para assumir o cargo. Acreditamos que este convite não pode ser feito no calor da emoção de uma feira realizada com sucesso. A poeira tem que baixar e a pessoa que for desafiada a comandar a ExpoBento tem que estar disposta a abdicar de momentos em família, com amigos, de se ausentar de sua própria empresa, para trabalhar de forma voluntária, sem ganhar um real por isso, apenas a satisfação de contribuir para a comunidade”, ressalta.

Ele reitera ainda que o sucesso da edição 2015 só foi possível graças ao apoio de toda a diretoria e colaboradores, bem como aos patrocinadores da feira e os projetos que foram lançados no evento, como o Mesa ao Vivo, o Wine Fashion, os cursos de degustação e a Exposição de Bonsai. “Os gastos para promover uma feira são altos e só com apoio, confiança e parceria é possível alcançar o sucesso. Agradeço imensamente a todos que não mediram esforços e não disseram ‘não’ aos nossos projetos e às nossas iniciativas”, finaliza.


 Inovação foi a marca

Uma série de atrações inovadoras trouxe visitantes de mais de 360 cidades do Brasil até o Parque de Eventos de Bento Gonçalves. Exemplos são faltam: o Mesa ao Vivo reuniu 16 renomados chefs para apresentar e ensinar pratos da alta gastronomia; o Wine Fashion proporcionou aos visitantes conferirem e aprenderem sobre moda enquanto degustavam os melhores vinhos e espumantes de Bento; a ExpoBonsai ensinou como cuidar desta planta milenar; os shows com grandes nomes nacionais levaram milhares de pessoas a dançar e cantar; as apresentações tradicionalistas, de tango e zumba de grupos da região, encantaram e fizeram todo mundo se mexer; os cursos de degustação inseriram centenas de pessoas no mundo dos vinhos e espumantes. Enfim, uma variedade de atrações que envolveram toda a família.

O presidente do Centro da Indústria, Comércio e Serviços de Bento Gonçalves (CIC/BG), Leonardo Giordani, destaca o trabalho de união das diretorias da entidade e da feira, que fortaleceram os laços, contribuindo para o sucesso do evento. “CIC e ExpoBento trabalharam unidos e isso fez diferença. Por isso, vamos seguir nessa linha”. Giordani também frisa a boa avaliação no feedback do público, que aprovou o layout da feira, tornando-a atrativa e bonita. “A nova diretoria terá, mais uma vez, o desafio de surpreender os visitantes”, conclui.

 

Reportagem: Raquel Konrad


 

É proibida a reprodução, total ou parcial, do texto e de todo o conteúdo sem autorização expressa do Grupo SERRANOSSA.

Siga o SERRANOSSA!

Twitter: @SERRANOSSA

Facebook: Grupo SERRANOSSA

O SERRANOSSA não se responsabiliza pelas opiniões expressadas nos comentários publicados no portal.