Processo seletivo do IFRS ocorre neste domingo

Serão realizadas neste domingo, 5 de julho de 2015, as provas do Processo Seletivo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), em 9 municípios do Rio Grande do Sul. São 3.739 inscritos, concorrendo a 610 vagas em cursos superiores e técnicos de nível médio. Os exames serão compostos por questões objetivas e, para os cursos superiores também uma prova de redação. O objetivo é avaliar os conhecimentos adquiridos pelos candidatos nas matérias do núcleo comum do ensino médio.

As provas para os cursos superiores terão duração de 4 horas e 30 minutos. Para os cursos técnicos subsequentes duração de 3 horas e 30 minutos. Ambas serão realizadas às 8h30, nos locais indicados na Listagem Geral dos Candidatos, divulgadas no portal do ingresso.

As provas ocorrerão nos municípios de Bento Gonçalves, Caxias do Sul, Erechim, Feliz, Ibirubá, Osório, Porto Alegre, Rio Grande e Viamão. A lista de endereços dos locais de prova está disponível no Portal de Ingresso, desde o dia 26 de junho.

Saiba mais
Cursos superiores
Haverá uma prova de redação e 45 questões objetivas sobre as matérias: Matemática e suas Tecnologias (10 questões); Ciências da Natureza e suas Tecnologias (10 questões); Ciências Humanas e suas Tecnologias (10 questões); Linguagens e códigos e suas Tecnologias, incluindo Língua Portuguesa e língua estrangeira – espanhol ou inglês (15 questões). Os conteúdos de cada matéria estão relacionados no Manual do Candidato, disponível no Portal de Ingresso.

Sobre a redação
Será fornecido um texto motivador e será solicitado que o candidato escreva um texto argumentativo (dissertação) sobre o tema proposto. O candidato será avaliado conforme: domínio da norma culta da língua escrita; compreensão da proposta de redação e aplicação de conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema; seleção, relação, organização e interpretação de informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista; conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação; elaboração de proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural. São critérios que zeram automaticamente a Redação: gênero textual diferente do solicitado; fugir do tema proposto; quantidade de linhas em desacordo com o determinado.

Cursos técnicos subsequentes
Os exames de seleção para ingresso nos cursos técnicos subsequentes são compostos de 40 questões objetivas, das matérias: Matemática e suas Tecnologias (10 questões); Ciências da Natureza e suas Tecnologias (10 questões); Ciências Humanas e suas Tecnologias (10 questões); Linguagens, Códigos e suas Tecnologias (10 questões). Os conteúdos de cada matéria estão relacionados no Manual do Candidato, disponível no Portal de Ingresso. 

Orientações aos candidatos:
Chegue com 30 minutos de antecedência: não poderão realizar a prova os candidatos que se apresentarem na sala após o horário estabelecido.
Leve caneta esferográfica azul ou preta.
Leve a versão original de documento de identidade com foto utilizado na inscrição. Os documentos deverão estar em perfeitas condições. Não são considerados válidos os documentos onde se lê “não-alfabetizado” nem os com fotografia desatualizada.
São aceitos: Carteiras expedidas pelas Secretarias de Segurança Pública – Instituto de Identificação, pela Polícia Federal, pelos Comandos Militares, pela Polícia Militar e pelos órgãos ou conselhos fiscalizadores de exercício profissional; Certificado de Reservista; Carteiras funcionais com foto, expedidas por órgão público; Carteira de Trabalho; Passaporte; Carteira Nacional de Habilitação – somente modelo expedido na forma da Lei n.º 9.503/97.
Não use: véus, bonés, chapéus, gorros, lenços, aparelhos auriculares (com exceção daqueles candidatos que tiverem solicitado prova em condição especial), óculos escuros ou qualquer outro adereço que lhes cubra a cabeça, os olhos e os ouvidos.
Não porte: armas, malas, livros, calculadoras, relógio de qualquer espécie, fones de ouvido, gravadores, pagers, notebooks, telefones celulares, pen-drives, tablets ou quaisquer aparelhos eletrônicos similares.
Aparelhos eletrônicos: o candidato que se apresentar para a prova com qualquer tipo de aparelho eletrônico deverá, ao entrar na sala, desligá-lo e, sob orientação do fiscal, identificá-lo e depositá-lo no local determinado.
Saída da sala: somente será permitida a partir de 1 (uma) hora após o seu início.

É proibida a reprodução, total ou parcial, do texto e de todo o conteúdo sem autorização expressa do Grupo SERRANOSSA.

Siga o SERRANOSSA!

Twitter: @SERRANOSSA

Facebook: Grupo SERRANOSSA

O SERRANOSSA não se responsabiliza pelas opiniões expressadas nos comentários publicados no portal.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.