Procon-BG faz alerta sobre golpes com cartões de crédito

De janeiro a agosto deste ano, pelo menos 150 casos relacionados a cartão de crédito foram registrados

Foto: Lucas Marques

O Procon de Bento Gonçalves alerta a população para uma série de golpes envolvendo fraudes com cartões de crédito, que vêm acometendo, principalmente, os consumidores idosos e cidadãos aposentados. Nos últimos meses, segundo o órgão, tem aumentado o número de denúncias, algumas já com ocorrências policiais consumadas. De janeiro a agosto deste ano, foram realizados pelo menos 2.754 atendimentos, sendo que cerca de 150 foram específicos de casos diretos referentes a cartões de crédito, e destes, pelo menos 60 sobre fraudes do cartão.

As reclamações, em sua maioria, conforme o órgão, são relacionadas a serviços de telefonia, internet, TV por assinatura, água, luz, compras de eletrodomésticos, veículos, serviços bancários e empréstimos bancários.


O golpe do cartão é executado da seguinte forma: o consumidor recebe uma ligação ou mensagem via WhatsApp dizendo que os dados da pessoa foram clonados e que a suposta vítima tem que entregar o cartão e senha para alguém que irá até a sua residência para colher as informações.

O coordenador do Procon-BG , Maciel Giovanella, alerta sobre esses golpes. “Hoje em dia os golpes estão direcionados a golpes financeiros, através de falsos links de atualizações de celular e golpes pelo WhatsApp. O consumidor deve ter cuidado ao receber mensagens de atualizações bancárias, deve conferir para ter certeza que realmente se trata de um contato do banco”, afirma.

Ainda conforme o coordenador, “algumas práticas vêm crescendo, tais como compra de veículos pela internet e merecem cuidados especiais, por isso o consumidor deve ter cautela para esse tipo de negócio. O consumidor que estiver em dúvida em alguma negociação ou no recebimento de informações deve buscar o Procon, para agir preventivamente”.

Mais informações

Os consumidores que se depararem com irregularidade nas relações de consumo podem entrar em contato com o Procon de Bento Gonçalves através do telefone (54) 3055-8547 ou (54) 3055-8544, ou presencialmente, na rua Mal Deodoro, nº 70, na base térrea da prefeitura municipal, para denúncia ou auxílio. O atendimento ocorre das 9h às 16h, sem fechar ao meio-dia.