Procon de Bento alerta população sobre golpes com cartões de crédito

O Procon de Bento Gonçalves alerta a população para uma série de golpes envolvendo fraudes com cartões de crédito que vem acometendo, principalmente, os consumidores idosos e cidadãos aposentados. Nos últimos meses, segundo o órgão, tem aumentado o número de denúncias, algumas já com ocorrências policiais consumadas. Ao longo dos sete primeiros meses deste ano, por exemplo, foram realizados cerca de 1.600 atendimentos. Pelo menos 20 foram específicos de casos diretos envolvendo fraudes com cartões de crédito.

Na manhã desta segunda-feira, 26/07, o Procon recebeu duas reclamações de cidadãos informando terem sido vítimas de fraudes com seus cartões de crédito.

O golpe consiste da seguinte forma: o consumidor recebe uma ligação ou mensagem via WhatsApp dizendo que os dados da pessoa foram clonados e que a suposta vítima tem que entregar o cartão e senha para alguém que irá até a sua residência para colher as informações. O coordenador do Procon-BG , Maciel Giovanella, alerta sobre esses golpes: “Os bancos não realizam esse tipo de serviço e é preciso ter um cuidado muito grande com quem irá receber em sua residência. Não se deve passar dados bancários para ninguém, muito menos por WhatsApp ou Facebook”, ressalta.

De acordo com o coordenador “essas ferramentas não são confiáveis e é preciso ter cuidado, porque as pessoas se dizem ser de instituições bancárias, quando na verdade não são”.

Ainda segundo Giovanella, esses criminosos, munidos dos dados bancários da vítima, fazem cadastro em pequenos bancos, realizam compras e/ou fazem saques nas contas dos consumidores. "Caso alguém tenha caído no golpe deve imediatamente procurar a polícia, realizar um boletim de ocorrência e informar o banco onde possui conta", acrescenta.

Mais informações

O Procon de Bento Gonçalves se coloca a disposição para eventuais esclarecimentos.

Telefones: (54) 3055-8547 /3055-8541 / 3055-8542 / 3055-8543 / 3055-8544 / 3055-8545

WhatsApp: (54) 3055-8547

Atendimento mediante agendamento, como prevenção à pandemia do Coronavírus:

9h às 16h sem fechar ao meio-dia

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.