Programa UCS Sênior tem inscrições abertas para agenda de atividades em Bento Gonçalves

Manter o corpo ativo é recomendação unânime em qualquer prescrição para quem deseja melhorar a qualidade de vida e o bem-estar. São diversos os ganhos para o organismo, começando pelas questões de saúde física e também mental, inclusive no que diz respeito aos benefícios decorrentes do processo de socialização que normalmente acompanham a prática de atividades corporais. E isso vale para qualquer pessoa, independentemente de sua faixa etária.

Por isso, é fundamental que o hábito de estar permanentemente em movimento seja cultivado em todas as etapas da vida – e de forma ainda mais especial, à medida que a idade avança, período em que o sedentarismo precisa ser radicalmente combatido. A Universidade de Caxias do Sul oferece uma facilidade especialmente desenvolvida para colaborar com esse desafio: o Programa UCS Sênior.

Destinado a pessoas com idade a partir de 50 anos, oferece programação que combina oportunidades de atualização de conhecimento e atividades indutoras do bem-estar e qualidade de vida. Em Bento Gonçalves, no Campus Universitário da Região dos Vinhedos, o programa oferece duas turmas da modalidade ‘Dança, Saúde e Movimento’ neste semestre. As aulas desafiam o participante a se divertir com práticas corporais que movimentam energias por meio da dança, envolvendo diversos estilos musicais e jogos. “Os encontros possibilitam a vivência de diversos movimentos e a aprendizagem de diferentes estilos de dança, bem como constituem um excelente momento de alegria e autocuidado que promove a saúde e oportuniza a criação de laços afetivos. Além disso, percebo que as aulas de dança não estão preocupadas em atender a reprodução de gestos, mas procuram abranger as dimensões física, emocional, mental, social e espiritual da vida humana. E isso é o que faz o grupo e os encontros serem tão especiais.”, explica a professora que ministra a atividade, Amanda Zucco.

Essa proposta diferenciada agrada quem já praticou. “As aulas são maravilhosas, com muito movimento, dentro do limite de cada uma. Eu procurava uma alternativa de exercício físico e quando conheci essas aulas, me apaixonei. Sinto muitos benefícios no equilíbrio, na memória, na atenção, no ritmo e, principalmente, na minha mobilidade. Também fico feliz em pertencer a esse programa, pelas amigas que encontro semanalmente, e pela relação construída com a professora Amanda, que é sensacional”, conta a aluna Neusa de Villa.

Outro benefício é que as aulas permitem a expressividade e liberdade de movimentos interiores e exteriores, necessários para lidar com as experiências que acompanham a idade, destaca Rosa Maria Fracalossi de Faveri, também integrante das aulas. “Faço parte desta atividade com aprendizagem de todos os ritmos; com os pés, com os braços e com todo o movimento necessário para manter a saúde, a alegria e companheirismo das amizades que a dança me proporciona. A professora nos ensina e nos fortalece com o conhecimento e com sua dedicação de amor. É ótimo”, conta.

O Programa UCS Sênior está com matrículas abertas no período de 11 a 29 de julho de 2022. As atividades ocorrerão todas as quintas-feiras, na turma A das 8h30 às 10h30 e na turma B das 14h às 16h (no período de 04 de agosto até 15 de dezembro), no Bloco J (sala de espelhos) da UCS Bento Gonçalves. As inscrições podem ser feitas presencialmente no Campus, na Central de Atendimento – Bloco BJ. É necessário apresentar Carteira de Identidade, CPF, Comprovante de Endereço e Atestado de Liberação Médica. Mais informações sobre a oferta de disciplinas isoladas em cursos de graduação estão disponíveis em www.ucs.br/site/extensao/programa-ucs-senior/seja-aluno/bento-goncalves/. O contato também pode ser feito pelo telefone (54) 3449 5200.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.