Projeto Cantando a Cidadania: 22 escolas municipais ganham hino

Resgatar a identidade cívica. Esta foi a premissa do projeto Cantando a Cidadania, que criou um hino para 22 escolas municipais. A iniciativa, contemplada pelo Fundo Municipal de Cultura, partiu do músico Rodrigo Soltton, após ter sido convidado para compor o hino da Escola Municipal de Ensino Fundamental Ernesto Dorneles, onde os filhos dele estudam. “Eles cantaram o hino da escola em casa e achei lindo. Junto com o canto, eles falaram sobre a escola e percebi a valorização que isso despertou neles”, explica. 

O músico trabalhou em conjunto com os professores e alunos dos educandários, que, após pesquisar a história de cada instituição, criaram letras, poesias e/ou textos para serem musicados. Soltton fez as adaptações para encaixar na melodia e compôs o arranjo musical para cada hino, criando, assim, uma identidade própria para cada escola. As escolas que já possuíam um hino tiveram um novo arranjo musical. Foram 12 meses de trabalho, iniciado em outubro de 2016. 
Todas as composições, apesar de diferentes, seguem uma mesma estrutura: primeira estrofe, refrão e segunda estrofe.  Houve a preocupação de criar hinos atemporais, com elementos comuns a músicas deste tipo, com estilo centenário. Entre as contribuições que Soltton procurou fazer à proposta feita por cada escola está a valorização do professor, sempre evidenciando o futuro, e não o passado, já que se trata de uma música que será cantada basicamente por estudantes do Ensino Fundamental.  São frases como “conhecimento é liberdade”, “o conhecimento nos afasta da fome e da guerra” ou “o poder de ver através da alma da pessoa já é a certeza de que conseguiremos as dificuldades vencer”. 
O CD contendo as 22 composições foi lançado na última quarta-feira, dia 25, mas desde antes as escolas já haviam sido presenteadas com as músicas, que já estão sendo reproduzidas pelos alunos. “Alguns pais têm me ligado para elogiar o hino e comentam que o filho chegou em casa cantando”, conta. Além disso, segundo ele, em algumas escolas a composição serviu para despertar um novo olhar para o educandário, fomentando projetos para criação de bandeiras e escolha de mascotes. 
O projeto tem a coordenação técnica de Maria Stefani Dalcin, artes de Alexandre Pillotti e fotografia de Altemir Seibel. “Plantamos sementes de amor pelas escolas que cada criança estará regando. A música desperta sentimentos positivos e é isso que desejamos com este projeto”, destaca Soltton.