Projeto ‘Maturidade Urbana’ proporciona prática de hip-hop para a Melhor Idade

Iniciativa teve início nesta quarta, 04/05, com o objetivo de oportunizar o acesso às diferentes formas de expressão cultural

Fotos: Divulgação

A prefeitura de Bento Gonçalves, por meio da secretaria municipal de Cultura (SECULT), secretaria municipal de Esportes e Desenvolvimento Social (SEDES) e o Serviço Social do Comércio (SESC), iniciou nesta quarta-feira, 04/05, o projeto ‘Maturidade Urbana’, que visa oportunizar e inovar atividades para a Melhor Idade, possibilitando o acesso a todas as formas de expressão cultural.

A ação promove, por meio da Dança Urbana, o ensino de ritmos e práticas corporais, integrando os participantes em um mundo até então inexplorado, que geralmente só atinge e envolve pessoas mais jovens. O projeto objetiva o envelhecimento ativo, o protagonismo do idoso, a busca por relações intergeracionais e melhoria na qualidade de vida dos participantes.

As aulas estão sendo ministradas pelo instrutor cultural de dança de rua, Pedro Festa, que trabalha há mais de 10 anos na área. Ele fala que é a primeira vez que trabalha com este público. “Acredito que vai ser super maneiro, porque vai poder mostrar a cultura Hip-Hop para um grupo de pessoas que não é tão acostumado a ter esse contato com esta linguagem artística. Ao mesmo tempo, vai ser uma troca gigantesca, pois vou aprender com a experiência delas. Num primeiro momento a Dança Urbana pode parecer inacessível, mas com trabalho elas vão conseguir alcançar resultados muito legais”, comenta.

A representante do grupo Feliz do bairro Fátima, Eleane dos Santos, está motivada para aprender novos estilos de dança juntamente com as 40 colegas do projeto. “A gente conhece um pouco pela televisão da Cultura Urbana. Eu acho que esse desafio vai ser bom, diferente. Vamos sair da nossa zona de conforto. Estou muito animada por este desafio”.
A coordenadora dos grupos da Melhor Idade da Secretaria de Esportes e Desenvolvimento Social, Andréia Antonini, salienta que “o projeto Maturidade Urbana se adapta a realidade das alunas. Cada uma, como cada um de nós, temos limitações e algum movimento de Dança Urbana não vai conseguir fazer. No entanto, isso não é um impedimento. Pelo contrário! É um estímulo de ir além de nossas capacidades, respeitando as individualidades”.

O secretário de Esportes e Desenvolvimento Social, Eduardo Virissimo, ressalta sobre os benefícios do projeto: “Quero agradecer a todos os envolvidos neste projeto por transformar em realidade. Esse olhar que une a Melhor Idade com a Cultura Urbana traz só benefícios, pois possibilita novas experiências através das trocas de experiências, além de momentos de lazer, bem-estar, alegria, interação, melhoria na autoestima, superação sobre novos desafios, e também dará visibilidade para os trabalhos desenvolvidos pelos grupos da terceira idade”.

O Secretário de Cultura, Evandro Soares, destaca a promoção de oferecer novos intercâmbios culturais. “A Cultura Urbana é uma referência de Bento Gonçalves. Tem um histórico consolidado e reconhecido. E a ideia de proporcionar esse saber, essa prática cultural, para Melhor Idade, traz um novo olhar para ambos os grupos. E só a cultura consegue promover essa abertura tão rica e essencial para a promoção do bem-estar de todos”.

Inscrições

As inscrições estão abertas à comunidade. Para os cadastrados no SESC, as inscrições poderão ser realizadas diretamente no local.

Os interessados que não tiverem cadastro no SESC, devem fazer sua inscrição na Biblioteca Pública Castro Alves.
Os ensaios serão realizados todas as quartas-feiras, às 8h30, no Ginásio do Clube Aliança.

Para mais informações é necessário entrar em contato com a Biblioteca Pública Castro Alves (54) 3452.5344 ou com o SESC (54) 3452.6103.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.