• Posto Ravanello
  • Debianchi
  • Envase
  • Vinícola Garibaldi
  • Tacchini
  • Naturepet Pharma

Projeto Social contempla adolescentes com festa de 15 anos

  • Tacchini
  • Envase
  • Naturepet Pharma
  • Vinícola Garibaldi

Falta pouco para o encerramento da quinta edição do projeto social Transformando Vidas, promovido pelo Gabinete da Primeira-dama. O evento está marcado para a noite deste sábado, dia 18, às 19h30, no Clube São Bento.

Até o ano passado, a iniciativa se chamava “Sonhos de Menina Moça”, voltada apenas para meninas debutantes. “Vimos necessidade de contemplar meninos também. Por que não comemorar os 15 anos de um rapaz? Então, o projeto não podia mais ter o mesmo nome”, explica a primeira-dama de Bento Gonçalves, Cynthia Pasin.

Desde abril, os 22 adolescentes – 14 meninas e oito meninos – escolhidos através do Cadastro Único tiveram encontros semanais com oficinas de preparação para a vida e mercado de trabalho, além de debates sobre áreas da saúde e beleza e confecção de currículos, entre outras. Neste período, a ação contou com a ajuda de empresas de transportes no custeio de passagens e lanches. 
Ryan Ferreira Lima conta que gostou muito dos cursos e que isso mudou sua rotina e relação familiar. “Tivemos muitos momentos legais juntos. O que mais gostei foi a parte que ensinaram como se portar em uma entrevista de emprego. Isso foi muito bom para mim, pois eu comecei a perder a timidez”, pontua. 

Além disso, desde a edição passada, o projeto encaminha os participantes para o Jovem Aprendiz por meio do Senac/Senai. “Sempre tivemos o intuito de fazer a diferença na vida destes adolescentes, promover a inclusão social, orientar psicologicamente, tratar sobre a autoestima, conflitos familiares, entre outros. O encaminhamento ao mercado de trabalho é mais um objetivo alcançado. É mais do que oferecer a oportunidade do primeiro emprego, é mudar a realidade de um jovem”, destaca a primeira-dama. 
Érica Noronha trabalha no Hospital Tacchini e foi uma das contempladas pelo Jovem Aprendiz. “Este é o meu primeiro emprego e estou gostando muito. Trabalho no setor Administrativo, então faço um pouco de tudo”, afirma. 


 

Responsabilidade social

O sucesso do programa deve-se, também, ao apoio de parceiros. Cada um dos integrantes conta com um casal de padrinhos, que auxiliam nas despesas. A edição deste ano tem a parceria de Adhapt Atelier, CIC, ExpoBento, Promoserra e Sociedade 20 de Novembro, Sindilojas, FTEC, CDL, Di Paolo, Farmácia Flor Essência, Italínea Móveis, Caitá Supermercado, Datamais, Sicredi, Imperbrás, Sérgio Giacomello, Clínica Cardiovascular Dr. Pisani, Todeschini S.A., OAB e  Dupont Spiller.

Conhecer histórias inspiradoras e como iniciativas solidárias são capazes de incentivar o potencial das novas gerações é uma das grandes lições compartilhadas pela participação no projeto. “Essa ação social é muito boa porque ajuda jovens a verem novos horizontes. Em três anos que represento a entidade como padrinho, vejo participantes e suas famílias felizes com os resultados”, avalia o diretor da CDL-BG, Ari Fachinetto.

Na tarde da última sexta, dia 10, ocorreu o primeiro encontro oficial entre o padrinho representante da entidade e Andrine Capello, de 15 anos, aluna do 9º ano da EMEF Professora Maria Borges Frota (Caic) – foto. A oportunidade permitiu compartilhar valiosas informações sobre a experiência da jovem com a iniciativa. “Eu era bem tímida, com vergonha de falar em público, mas aprendi que é preciso ‘me soltar’. O que eu mais gostei no programa foi aprender a me portar em uma entrevista de emprego, tanto que já consegui trabalho como Jovem Aprendiz”, destaca. Focada em seus objetivos, Andrine deseja morar em outras cidades no futuro para conhecer realidades diferentes. “Acordo 5h45 para me arrumar e pegar ônibus para o trabalho. Chego em casa 12h45 para almoçar e cuidar do meu irmão mais novo, de dois anos. Termino a rotina à noite, com os estudos. É cansativo, mas estou gostando e sei que vai valer a pena”, conta.