Proposta de criação de associação de agroindústrias é apresentada em Bento Gonçalves

Na tarde de terça-feira, 27/07, 45 representantes de quase 40 agroindústrias familiares de Bento Gonçalves que fazem parte do Programa Estadual de Agroindústria Familiar (Peaf) do Governo do Estado participaram de uma reunião, na Casa das Artes. O objetivo foi apresentar a proposta, desenvolvida pela equipe da Emater/RS-Ascar, juntamente com a Prefeitura, de criação de uma Associação de Agroindústrias Familiares de Bento Gonçalves. Estiveram presentes o secretário municipal da Agricultura, Volnei Cristófoli, o gerente regional adjunto da Emater/RS-Ascar, Gilberto Bonato, e representantes dos sindicatos dos trabalhadores rurais e patronal e da Unidade de Cooperativismo da Emater/RS-Ascar.

Conforme o tecnólogo em alimentos Neiton Perufo, extensionista da Emater/RS-Ascar, a intenção é unir esses estabelecimentos de forma a buscar oportunidades e superar gargalos de comercialização. Entre as oportunidades que se abrem ele cita a compra em conjunto de insumos, embalagens e rótulos, reduzindo os custos de produção, a criação de novos canais de comercialização, como um espaço específico no município e a comercialização online, a participação em feiras, o combate à clandestinidade e o acesso a políticas públicas de comercialização e de fomento à agricultura familiar.

Dos participantes, aproximadamente 30 estabelecimentos aderiram à proposta. “Então, a partir disso a gente vai dar continuidade aos trâmites que se referem à constituição da associação, criação de estatuto, entre outros”, frisa Perufo.

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.