Q Comércio dá início à qualificação de lojistas

O comércio de Bento Gonçalves caminha a passos largos para sua qualificação. E o exemplo está sendo dado por um grupo de 13 empresas que já aderiram ao Projeto Q Comércio. O primeiro encontro ocorreu no dia 22 de junho, quando foram esclarecidas dúvidas. Já nos dias 29 e 30 de junho foi a vez de preparar as empresas para o uso da ferramenta SCOPI, software de fácil operação e eficaz para planejar e controlar projetos, processos e indicadores. O próximo passo será avaliar as empresas para, posteriormente, emitir a certificação que deverá sair ainda em setembro.

O treinamento foi conduzido por Cassiano Brenner, sócio da TCA, empresa que desenvolveu o SCOPI, acompanhado por Geisiane Fraga, responsável pelos programas da qualidade da FCDL-RS, além de Nicássia Vargas da Câmara de Dirigentes Lojistas de Bento Gonçalves (CDL/BG). O exercício foi oferecido a todas as empresas que também puderem entender o processo de uso do Selo da Qualidade, avaliação externa e Diploma de Reconhecimento.

Depois de treinadas, as empresas agora precisam desenvolver no mínimo um projeto para cada um dos oito critérios (Clientes, Sociedade, Liderança, Estratégias e Planos, Pessoas, Processos, Informações e Conhecimento e Resultados), analisados durante a avaliação, que se estenderá por 60 dias. As empresas aprovadas neste período já receberão a certificação em setembro. Porém, as que necessitarem de mais tempo para se adequar às exigências, terão mais 60 dias de prazo, podendo receber o Selo da Qualidade em novembro. Já as que passarem a integrar o Q Comércio a partir de 2012 começarão do zero, sendo obrigadas a passar por todas as fases.

A certificação de cada empresa poderá ser renovada anualmente. A concessão e manutenção dependerá do resultado da avaliação. O nível do Selo de Qualidade fará jus ao aperfeiçoamento de cada empresa, iniciando pelo Bronze, passando pelo Prata até chegar ao Ouro. Para a presidente da CDL/BG, Helenir Bedin, a qualificação é um caminho sem volta. “Se quisermos ser mais competitivos precisamos aprender a planejar. Chegou a hora de investir na gestão de nossas empresas. E quem ficar de fora corre o risco de comprometer o seu negócio”, garante.

A CDL/BG está qualificando seus próprios colaboradores para atuar na captação e conscientização de novas empresas. O objetivo é avançar no projeto, ampliando o número de empresas participantes. O Programa de Qualidade no Comércio é coordenado pela Federação das CDLs do Rio Grande do Sul (FCDL-RS).

O Programa Q Comércio tem como objetivos principais melhorar o desempenho dos associados, seus métodos, processos e pessoas, aumentando a participação no mercado, através da qualidade no atendimento. A iniciativa busca, ainda, capacitar o empresário e seus colaboradores em técnicas de gestão da qualidade de modo a aumentar a confiabilidade da sociedade em geral no comércio.

Mais informações no site Q Comércio – www.qcomercio.com.br.

Empresas participantes

Artemoda

Brussi Variedades

Foto Pavan

Horos Acessórios

Joalheria e Ótica Virtual

Lojas Carllize

Madesul Materiais de Construção

Mejolaro Móveis e Decorações

Modelo Pneus

Open Moda Jovem

Original HD Confecções

Paparazzi Livraria

Saís Confecções

 

 Siga o SerraNossa!

Twitter: http://www.twitter.com/serranossa

Facebook: Jornal SerraNossa

Orkut: http://www.orkut.com.br

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.