Quando procurar atendimento com um nutricionista?


 

O nutricionista é um profissional da saúde e a Nutrição é a ciência que estuda as relações existentes entre os alimentos e nutrientes consumidos, bem como seu efeito no processo de saúde e/ou de doença dos indivíduos. Este profissional dedica-se muito a estudar a ciência da Nutrição e, por isso, está habilitado para avaliar, diagnosticar e acompanhar o estado nutricional da população, desde o nascimento até o envelhecimento, incluindo a gestação. Além disso, prescreve condutas alimentares com vistas à promoção, proteção e manutenção da saúde humana e da qualidade de vida. Por isso, pode atuar em clínicas, ambulatórios, consultórios, hospitais, lactários, bancos de leite e unidades básicas de saúde. Sua atuação ainda pode ser estendida para outros cenários como restaurantes, indústrias, refeições transportadas, produção de congelados, catering, spas, vigilância sanitária, escolas, hotéis, indústrias de alimentos, consultoria, assessoria e docência.

O nutricionista trabalha orientando as pessoas de todas as idades para cuidar da saúde através da alimentação. Neste processo, o nutricionista precisa conhecer o cliente através do diagnóstico das suas necessidades nutricionais de acordo com a idade, biotipo, estado de saúde e seus objetivos. Resumindo, o nutricionista é um profissional que cuida das pessoas usando um conjunto de alimentos e nutrientes para promover saúde.

Nos últimos anos, com o aumento do número de alternativas gastronômicas, fast foods e com o ritmo alucinante do cotidiano, a alimentação equilibrada, aliada à prática de exercícios físicos, passou a ser uma preocupação de muitas pessoas. A obesidade que acomete uma grande parcela da população, desde a infância até o envelhecimento, também tornou-se uma preocupação. Nesse contexto, o profissional Nutricionista é fundamental para conduzir cada pessoa a se relacionar de forma amigável com o alimento e fazer as suas escolhas de forma mais saudável, sem restrições extremas, mas por meio do autoconhecimento de sua fome e saciedade e por conhecer a importância de cada alimento no nosso organismo e suas proporções de consumo.

Desta forma, você leitor deve procurar o Nutricionista quando estiver em busca de uma alimentação saudável independentemente de como você está hoje o Nutricionista é o profissional que te auxiliará na condução de um caminho com escolhas alimentares mais adequadas respeitando suas preferências e a sua cultura alimentar. Tenha o Nutricionista como um aliado da sua saúde!

A área da nutrição está em evidência, pois cada vez mais as pessoas se interessam pelo cuidado da sua saúde e um dos pilares desse cuidado deve-se à alimentação. O curso de nutrição oferece inúmeras possibilidades de crescimento profissional. Na UCS em Bento Gonçalves temos o curso de nutrição.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.