Quantas IES existem em Bento Gonçalves?

Instituições de Ensino Superior, conhecidas como IES, são unidades autônomas que oferecem cursos de nível superior. Em Bento Gonçalves, considerada a segunda maior região de ensino da Serra, ficando atrás somente de Caxias do Sul, contamos com mais de vinte IES, sendo elas Universidade, Centro Universitário e Faculdade. Mas quem são? 

É de conhecimento de todos, aquelas tradicionais instituições da nossa região, principalmente as que oferecem a modalidade presencial, como o IFRGS, a UCS, a FTEC, a FSG, entre outras tantas reconhecidas pela sua qualidade. Porém, com o crescimento do Ensino à Distância (EAD) e a facilidade de expansão de Instituições que atuam nesta modalidade na qual as exigências se tornam menores para se abrir uma unidade de ensino, Bento Gonçalves acabou se tornando uma região estratégica para abrigar novas IES. 

Com mais de 120 mil habitantes e mais de 20 munícipios vizinhos, Bento Gonçalves acabou atraindo IES de todo o Brasil, e hoje conta com inúmeros Polos de EAD, modalidade que vem crescendo no país e durante a Pandemia, mais ainda. Atualmente todas as que ofereciam ensino presencial na cidade, e com o crescimento do EAD nos últimos anos, uniram a sua tradição no ensino presencial a tecnologia, para oferecer ainda mais qualidade na formação superior, como foi o caso da FTEC, que diferente de inúmeras instituições nesta pandemia, teve um crescimento significativo no número de matrículas nas suas unidades.

Este número elevado de IES no munícipio ocorre porque muitas instituições apresentam estruturas enxutas para a realização de suas atividades, principalmente aquelas que oferecem cursos totalmente EAD, já naquelas que oferecem também o ensino semipresencial as exigências acabam sendo um pouco maiores, pois devem apresentar estrutura mínima para a realização de atividades práticas, muito comuns nesta modalidade.

Sabemos que não é por falta de opção buscar uma graduação, além, de hoje serem poucos os empecilhos financeiros que dificultam o seu ingresso em um destes cursos, uma vez que temos ensino público e gratuito, bolsas de PROUNI, descontos com notas do ENEM, bolsas das próprias instituições, financiamento estudantis como o FIES, entre outras inúmeras possibilidades para que você volte a estudar. 

Portanto, busque saber mais sobre as instituições e os cursos por elas oferecidos e escolha aquela que lhe respeite como aluno e que ofereça um ensino de qualidade para que, através da educação, seja um agente transformador da nossa sociedade.
 

Apoio:


 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.