Quer aprender a tomar decisões que melhorem os resultados de sua empresa?A Pesquisa Operacional pode te ajudar!

Se você está, como a maioria dos gestores, com a sensação de que está cada vez mais complexo tomar decisões nas empresas, a forma que sempre funcionou já não funciona tão bem. É muito difícil imaginar ou planejar situações futuras considerando mudanças que podem acontecer. Nesses cenários, a Pesquisa Operacional pode auxiliar significativamente para tomar decisões mais inteligentes.


Como definir qual o veículo e qual a rota que ele deve percorrer para fazer entregas ou coletas? Qual o melhor local para instalação de um novo centro de distribuição ou uma escola? Qual a escala de pessoal que minimiza os custos? Como definir melhor o mix para um plano de produção de forma a maximizar o lucro? Em quais recursos produtivos ou produtos devem ter investimentos para melhorar o resultado? Qual o sequenciamento de tarefas de forma a atender prazos com o menor custo? Qual a reconfiguração otimizada da produção, caso o custo de transporte ou de energia aumente?

A Pesquisa Operacional está ligada a todas essas situações e a uma infinidade de outras situações tanto na indústria quanto no comércio e serviços.

Pesquisa Operacional é uma área do conhecimento que aplica métodos matemáticos e algoritmos de otimização e simulação para resolver tanto problemas básicos quanto mais complexos. O conhecimento empírico, intuitivo baseado nas experiências, associado aos modelos de Pesquisa Operacional apoia a tomada de decisão e traz vantagem competitiva relevante. Os modelos, por exemplo, podem considerar custos ou relações entre variáveis do problema que passam despercebidos, mas que tem grande influência na solução.

O estudo para a criação de modelos de Pesquisa Operacional e sua respectiva aplicação para resolver problemas, é abordado no curso de Engenharia de Produção da UCS Bento. Tanto na graduação quanto no mestrado, o estudante conhece os métodos e ferramentas de Pesquisa Operacional que podem ser aplicados em problemas reais considerando diferentes níveis. Na graduação a abordagem com problemas básicos e no mestrado uma abordagem mais profunda, tratando problemas mais complexos. Em alguns casos, a limitação quanto ao domínio do assunto e disponibilidade de tempo do estudante, pode não ser suficiente para tratar problemas mais complexos e abrangentes. Nesses casos, é possível desenvolver projetos em que haja o reforço de pessoal por meio do envolvimento de mais professores da área.

Sua empresa pode ser mais produtiva e se diferenciar dos concorrentes.

Quer saber se a Pesquisa Operacional pode resolver alguns problemas da sua empresa, entre em contato com o Grupo de Pesquisa Operacional da UCS Bento.

Contato: [email protected]

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.