Radioterapia deve iniciar em janeiro

Desde o dia 15 de agosto o aparelho de radioterapia oriundo da Consulta Popular de 2006 está em Bento Gonçalves. A comunidade, entretanto, vai ter que esperar mais um tempo para poder usufruir dos serviços. A previsão da Secretaria Municipal de Saúde é que o serviço disponibilizado pelo Sistema Único de Saúde (SUS) esteja em funcionamento apenas na primeira quinzena de janeiro de 2012.

O serviço de radioterapia vai funcionar no prédio erguido na área que abrangia o estacionamento e a sede da Associação dos Funcionários do Hospital Tacchini, com acesso pela rua General Osório. O andar, no subsolo, onde será instalado o aparelho, atende todos os requisitos de segurança como paredes de 1,5 metros de espessura, um corredor de proteção e porta automática acionada por sistema elétrico. A sala conta com 117 metros quadrados. O serviço de radioterapia, segundo informações do site do hospital, deverá ser referência para a região de 600 mil habitantes. Sua capacidade de atendimento será, em média, de até 95 pessoas por dia.

Raio X digital

Na compra do aparelho de radioterapia foram economizados em torno de R$ 300 mil. Sobras normalmente são devolvidas, mas a secretaria conseguiu que o valor pudesse ser revertido para a compra de um novo aparelho de raio X digital para atendimentos realizados pelo SUS. O novo aparelho, de acordo com secretário municipal de Saúde, Ivanir José Zandoná, é mais dinâmico e rápido. “A análise da chapa é imediata, poupando tempo e podendo aumentar o número de exames realizados”, estima.

A passos de tartaruga

Embora a comunidade tenha elegido a demanda em 2006, o repasse por parte do Governo do Estado aconteceu apenas em 2008. A demora na aquisição do aparelho ocorreu porque a primeira licitação foi suspensa. Outro entrave diz respeito à cotação do dólar, em alta em 2009. Com isso, para importar o equipamento seria necessário uma quantia maior do que a disponível. A queda da moeda americana facilitou o início do processo de importação. A importação teve início apenas no primeiro trimestre do 2010, por meio da Secretaria da Fazenda. A expectativa inicial da secretaria era de que o aparelho estivesse em funcionamento em novembro deste ano.

Carina Furlanetto

 

Siga o SerraNossa!

Twitter: http://www.twitter.com/serranossa

Facebook: Jornal SerraNossa

Orkut: http://www.orkut.com.br

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.