Rally Científico e Tecnológico para o Ensino Médio

O projeto Engenheiro do Futuro (EngFut) da Universidade de Caxias do Sul promove, no próximo dia 28, no Campus Universitário da Região dos Vinhedos (Carvi), em Bento Gonçalves, a primeira edição do Rally Científico e Tecnológico – “Despertar para a ciência e a tecnologia”. Trata-se de  uma atividade que visa estimular, entre os alunos do terceiro ano do Ensino Médio, o gosto pela ciência e o interesse pelas profissões ligadas às engenharias e tecnologias.

Estão entre os objetivos do Rally Científico: dar oportunidade aos alunos de Ensino Médio de desenvolver a vocação científica, através de atividades de aprendizagens significativas voltadas à ciência e tecnologia; desenvolver nos participantes a necessidade de busca e aprimoramento de conhecimentos na área científica; inserir a educação científica no dia a dia das instituições de ensino, buscando um desenvolvimento direto do assunto em questão e atrair alunos para os cursos de engenharias, tecnologias e ciências exatas em geral.

Nesta primeira edição em Bento Gonçalves, cinco escolas públicas e privadas de Bento Gonçalves e cinco das cidades de Garibaldi, Carlos Barbosa, Nova Prata, Nova Bassano e Vila Flores participarão de um concurso dividido em tarefas práticas e teóricas voltadas às ciências e tecnologias, elaboradas por profissionais das ciências exatas. Conforme a coordenadora do Projeto Engenheiro do Futuro, professora Valquíria Villas Boas Gomes Missell, cada escola enviará uma equipe composta de 10 alunos e um professor responsável pela mesma. Serão 10 horas de atividades ininterruptas. O Rally será realizado das 8h às 18h, no Bloco A da unidade universitária.

A equipe vencedora receberá medalhas para os alunos e a escola receberá troféu, notebook e  datashow. Os prêmios são patrocinados pela Financiadora de Estudos e Projetos do Ministério da Ciência e Tecnologia (Finep) e por empresas da região que apoiam o projeto: Grupo Voges, Grendene, Coventya, Automatus, Autotravi, Espumatec, Klintex, Fundação Rio Branco e SAE Brasil Seção Caxias do Sul.

Escolas

Participam desta primeira edição do Rally Científico no Campus Universitário da Região dos Vinhedos as seguintes instituições: Escola Estadual Onze de Agosto (Nova Prata), Colégio Estadual Dosolina Boff (Vila Flores), Escola Estadual São Roque (Carlos Barbosa), Colégio Estadual Pe. Colbachini (Nova Bassano), Colégio Estadual Visconde de Bom Retiro (Bento Gonçalves), Escola Estadual Elisa Tramontina (Carlos Barbosa), Escola Municipal Alfredo Aveline (Bento Gonçalves), Colégio Scalabriniano Nossa Senhora Medianeira (Bento Gonçalves), Colégio Estadual Dona Isabel (Bento Gonçalves) e Instituto Estadual de Educação Tiradentes (Nova Prata).

Projeto

O Projeto Engenheiro do Futuro é desenvolvido desde 2009 pela UCS, em parceria com a 4ª Coordenadoria Regional de Educação e empresas da região, com financiamento da Finep. Está focado em dois eixos básicos: no professor, propiciando que aperfeiçoe seus conhecimentos da área onde atua e aprimore o seu fazer pedagógico e no aluno,  incentivando-o para esse convívio com o universo das engenharias, a expandir seus talentos em carreiras científicas e tecnológicas.

Mais informações sobre o projeto Engenheiros do Futuro podem ser obtidas em  http://www.ucs.br/site/projeto-engenheiro-do-futuro.

 

Siga o SerraNossa!

Twitter: http://www.twitter.com/serranossa

Facebook: Jornal SerraNossa

Orkut: http://www.orkut.com.br

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.