Rede Estadual prepara-se para o primeiro ano de mudanças no Ensino Médio

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Crédito: – Foto: Seduc

O calendário do ano letivo de 2022 começa no dia 21 de fevereiro na Rede Estadual de Ensino. Como novidade, ocorre a implementação do Ensino Médio Gaúcho, em seu novo formato, nas turmas de 1º ano. A iniciativa abrange cerca de 1.100 escolas e mais de 100 mil alunos.

Em 2022, pela proposta, a carga horária total é de 1.000 horas.  O novo modelo contempla 800 horas de Formação Geral Básica e mais 200 horas dos componentes obrigatórios que fazem parte dos itinerários formativos.

Nessa etapa, o aluno tem as mesmas disciplinas de formação geral, como Língua Portuguesa e Matemática, entre outras, além de carga horária destinada a seu Projeto de Vida, sua relação com o Mundo do Trabalho e com a Cultura e Tecnologias Digitais.


No segundo ano, que iniciará em 2023, depois de o aluno trabalhar seu Projeto de Vida, ele poderá optar por Itinerários Formativos que contemplem seus interesses e anseios profissionais.

A secretária Raquel Teixeira destaca a importância das mudanças no novo modelo de Ensino Médio, que já está sendo implementado na maior parte dos Estados brasileiros. “A reforma do Ensino Médio talvez seja a mais profunda que eu já vivi em toda minha trajetória de educadora. Esse movimento que criou a nova BNCC e propôs estas mudanças nesta etapa de ensino é fantástico. É um avanço. A legislação mudou porque havia uma demanda e uma insatisfação com a escola que tínhamos. A escola do século 18 com foco no professor e no ensino não cabe mais no mundo. A escola do século 21, com foco no aluno e na aprendizagem, é a grande transformação da educação brasileira”, ressalta.

A partir da homologação do Referencial Curricular Gaúcho do Ensino Médio, pelo Conselho Estadual de Educação (Ceed), em outubro de 2021, a Seduc tem realizado uma série de encontros e formações com especialistas para debater as principais mudanças, os novos componentes curriculares, os itinerários formativos e as perspectivas para o novo modelo desta etapa de ensino.

Com a reforma do Ensino Médio, instituída pela Lei 13.415/17, a educação profissional e tecnológica passou a integrar a educação básica de nível médio. Isso representa uma etapa de formação do jovem em que ele tem a possibilidade de articular saberes em contextos diversos e de promover aprendizagens que dialoguem com seus interesses, que os estimulem a permanecer na escola, e a seguir aprendendo ao longo da vida para conquistar seus projetos pessoais e profissionais.

Ensino Médio Gaúcho


A Rede Estadual de Ensino do Rio Grande do Sul conta, atualmente, com 299 escolas-piloto do projeto de implantação do Novo Ensino Médio, as quais iniciaram suas atividades em 2019. Como parte da construção do projeto-piloto, foram realizados 299 hackathons com os professores da rede estadual, por meio dos quais definiu-se as temáticas dos itinerários formativos a serem ofertados.

O Ensino Médio Gaúcho, em seu novo formato, surgiu como uma proposta para a renovação de oferta de educação aos jovens brasileiros e visa aproximar as escolas da realidade dos estudantes, com a atualização da etapa por parte das novas demandas e complexidades dos dias atuais. Entre seus objetivos, estão o protagonismo do estudante e a permanência escolar por meio de aprendizagens significativas.