RS já tem 65% dos adolescentes vacinados

A vacinação já atinge mais de 568 mil adolescentes em todo o Estado

Iniciada em julho para o grupo com alguma comorbidade e em setembro para os demais, a imunização contra a covid-19 avança rapidamente entre os adolescentes gaúchos. Nesta quinta-feira, 28/10, 65,9% dos jovens entre 12 e 17 anos já tinham recebido pelo menos a primeira dose da vacina, segundo o Painel de Acompanhamento Vacinal da Secretaria da Saúde.

A segunda dose, que garante a imunização completa, foi aplicada em 4% dos adolescentes. No total, entre a primeira e a segunda doses, 568,1 mil deles foram vacinados em todo o Estado, a maioria desde 13 de setembro, quando passou a ser aplicada a vacina da Pfizer no grupo que não apresenta comorbidades. 

“Já era esperada uma grande adesão entre os adolescentes”, disse a chefe da Divisão de Vigilância Epidemiológica da Secretaria da Saúde, Tani Ranieri. “A gente tinha essa expectativa porque a adesão à primeira dose também é alta entre os adultos”.

Entre a população em geral, o Rio Grande do Sul imunizou praticamente quatro em cada cinco habitantes. Em termos exatos, 78,4% da população receberam pelo menos a primeira dose. Em relação aos gaúchos e gaúchas acima dos 18 anos, já foram vacinados 93,9% do total. Os imunizados com a segunda dose ou com dose única equivalem a 60,3% da população em geral e 76,8% dos gaúchos e gaúchas acima dos 18 anos.

Para a chefe da Divisão de Vigilância Epidemiológica, os números são positivos, mas a população precisa buscar a segunda dose da vacina, que garante a imunização completa. “Sem a segunda dose, a resposta é menor e o tempo de duração da imunidade será menor. A pandemia ainda não terminou. Estamos numa situação mais confortável graças à vacina, mas precisamos garantir maior proteção e maior duração da imunidade”.–

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.