• Debianchi
  • Envase
  • Posto Ravanello
  • Vinícola Garibaldi
  • Naturepet Pharma

Rua Coberta: obra deve iniciar nos próximos dias

  • Naturepet Pharma
  • Envase
  • Vinícola Garibaldi

Aguardada pela comunidade bento-gonçalvense desde 2011, a construção da Rua Coberta deve começar a sair do papel nos próximos dias. Nesta semana, foi concluído o processo licitatório que habilitou a empresa Construmolde Ltda para execução da obra. O próximo passo é a assinatura da ordem de serviço pelo prefeito Guilherme Pasin nos próximos dias. O empreendimento será erguido em parte da rua Rolando Gudde, no bairro Planalto, atrás da Fundação Casa das Artes. “Esta obra tem um significado ainda maior, pois irá se transformar em um dos principais pontos de lazer, convivência, arte e cultura de nosso município”, destaca.

Após a primeira concorrência deserta, em agosto de 2014, o projeto passou por readequações. O investimento será de R$ 760,8 mil, oriundos do Ministério do Turismo (Mtur). O valor captado inicialmente era de R$ 1,1 milhão. A estratégia adotada pela prefeitura foi dividir a utilização da verba em pelo menos duas partes. A intenção é aplicar o restante para expansão da estrutura ou em melhorias internas. O município tem prazo até 30 de junho para iniciar a obra.

O projeto

O projeto foi elaborado pelos técnicos do Instituto Pesquisa e Planejamento Urbano (Ipurb), levando-se em conta todas as potencialidades existentes nas proximidades. A médio prazo, o objetivo é que o empreendimento faça parte de um complexo turístico e cultural, ligando-se ao Museu do Imigrante, praça Ismar Scussel, Fundação Casa das Artes e ao Corredor Enogastronômico, que tem como destaque a movimentada rua Herny Hugo Dreher. 

A área total a ser coberta é de 53 metros. A estrutura será metálica, sendo uma parte em aço escovado e a outra com revestimento de madeira tratada para exterior. A cobertura será feita com telhas click translúcidas de policarbonato, composta de painéis autoencaixáveis, para aproveitamento da iluminação natural. A área principal do passeio receberá piso de basalto serrado, sendo que no seu entorno será aplicado piso de basalto rústico.

Entraves

Desde que foi anunciada à comunidade, em 2011, a instalação da Rua Coberta em Bento Gonçalves passou por diversos entraves, especialmente devido à sua localização. A proposta inicial, em parte da rua Marechal Floriano e da praça Walter Galassi, desagradou comerciantes do entorno e originou um abaixo-assinado. Em 2013, a localização foi rediscutida com a comunidade em audiência pública. Os participantes apontaram três possíveis locais: rua Duque de Caxias (ao lado da Estação Férrea), bairro Planalto (nos arredores da Casa das Artes) ou na Via Del Vino, no Centro. As áreas foram analisadas por uma comissão que definiu pela construção na rua Rolando Gudde, nos fundos da Casa das Artes.

É proibida a reprodução, total ou parcial, do texto e de todo o conteúdo sem autorização expressa do Grupo SERRANOSSA.

Siga o SERRANOSSA!

Twitter: @SERRANOSSA

Facebook: Grupo SERRANOSSA

Instagram: @serranossa

O SERRANOSSA não se responsabiliza pelas opiniões expressadas nos comentários publicados no portal.