Sala multiuso e camarins da Fundação Casa das Artes são inaugurados

A prefeitura de Bento Gonçalves realizou na manhã de segunda-feira, 02/07, o ato de entrega das obras do subsolo da Fundação Casa das Artes, que faz parte do projeto Repensar para Crescer. Os trabalhos iniciaram no segundo semestre de 2020, com a finalidade de realizar melhorias da infraestrutura cultural oferecida pela instituição. Desta forma, foram construídos camarins e sala multiuso, além do acréscimo de elevadores, que tornaram o local acessível às pessoas com necessidades física. A área total da obra é de 379,60 m².

Os espaços compõem o Complexo Cultural formado pela Rua Coberta, Museu do Imigrante, Praça Ismar Scussel e Fundação Casa das Artes, fomentando a execução de atividades artísticas, culturais e de lazer para toda a comunidade.

As obras, realizadas através do projeto Repensar para crescer, foram financiadas através da Secretaria de Estado da Cultura, Sistema Pró Cultura/ Governo do Estado do Rio Grande do Sul – Novas Façanhas na Cultura. A realização é da Fundação Casa das Artes, Prefeitura de Bento Gonçalves – Bento para Todos e Secretaria de Cultura e o patrocínio é de Cinex – Inovação e emoção, LNF- Latino Americana, Serra Inox – Qualidade Cervejeira e Piva Perfeição nos detalhes. O valor total do projeto é de R$ 387.765,91.

Durante a cerimônica de entrega, o secretário de Cultura e Presidente da Fundação Casa das Artes, Evandro Soares, lembrou o início das obras do prédio da Fundação há 35 anos “é uma honra estar aqui e poder concluir o projeto deste santuário das Artes de Bento Gonçalves. Os homens que idealizaram a Fundação Casa das Artes foram visionários, pois estavam focando no futuro, no desenvolvimento do município. Com a qualificação deste espaço, estamos entregando para a classe artística os camarins adequados e proporcionando novas oportunidades de atividades e ações em prol do desenvolvimento artístico e cultural”, salientou, recordando a memória do saudoso Darci Poletto, que foi o primeiro presidente da Fundação Casa das Artes.

O secretário aproveitou o ensejo para informar que um Edital de ocupação do espaço da Sala Multiuso será lançado em breve. “Queremos estimular o fazer artístico e o uso da sala multiuso proporcionando o acesso para a nossa comunidede cultural. Grupos artísiticos e empreendendores da cultura poderão usar o espaço de forma gratuita”, destaca Soares.

A secretária de Estado da Cultura, Beatriz Araujo, salientou a importância da Cultura para a vida e para o crescimento das sociedades e o investimento que Bento Gonçalves injeta na área cultural e artística. “Sem Cultura não existe a humanidade, as civilizações. É a Arte que nos acolhe, nos abraça. É uma honra e uma alegria renovada voltar para Bento Gonçalves e perceber que a Administração olha para a Cultura com atenção, prioridade e carinho. Eu sou uma trabalhadora da Cultura que traz uma missão em prol da sociedade, ouvindo a todos e todas, as diferenças, as manifestações, para refletir e afinar as políticas públicas do setor. Eu sei do papel do município junto aos trabalhadores da Cultura e é preciso investir e ampliar a vida artística e cultural”.


 

O evento de entrega das obras do projeto Repensar para Crescer contou com a participação da Orquestra de Câmara de Bento Gonçalves, esquete teatral com a artista Marcia Carraro, do coletivo Artistas no Palco e a sua personagem Leonta Porpetta, além da exposição da Associação dos Artistas Plástico de Bento Gonçalves, intitulada “Coisas da Terra”.

Estiveram presentes secretários municipais, patrocinadores e os vereadores Davi Da Rold, Edson Biasi e Sidnei da Silva. Além dos ex-prefeitos de Bento Gonçalves, Aido Bertuol e Guilherme Pasin.

Fotos: Rodrigo De Marco/Jose Martim Estefanon

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.