Sancionada lei que inclui Educação Financeira nas propostas pedagógicas das escolas de Bento

Proposta pelo vereador Edson Biasi (PP) e aprovada pela Câmara por maioria de votos no último dia 01/08, a lei que obriga as escolas de Bento Gonçalves a incluírem o tema “Educação Financeira” nas suas propostas pedagógicas foi sancionada no último dia 05/08 pelo prefeito Diogo Siqueira.

Segundo a justificativa da proposta, o objetivo é preparar os estudantes para questões da vida prática. “É extremamente importante que as crianças e adolescentes aprendam desde cedo a importância da educação financeira para estarem preparados a empreender por conta própria e para o mercado de trabalho, além de se tornarem consumidores mais conscientes e preparados ao buscar o controle financeiro a educação financeira vai ajudar no combate ao superendividamento, que é um grande problema em todo o país”, diz a justificativa do projeto.

A lei 6.876 é válida para instituições públicas e privadas e prevê a aplicação no ano letivo de 2023, observado o período mínimo de 180 dias para a devida contextualização da temática à parte diversificada das áreas convencionais do currículo escolar vigente. A legislação determina ainda que a Secretaria de Educação, como órgão consultivo, normativo, fiscalizador e deliberativo do sistema estadual de ensino, também verifique o seu cumprimento.