Saúde bucal começa na infância

O desenvolvimento de um bebê é rodeado de expectativas. Ao longo dos meses os familiares dos pequenos fazem diversas apostas sobre para quem vai ser a primeira risada ou quando nascerão os dentinhos.

Mas antes mesmo deles apontarem já é possível começar a cuidar da saúde da boca. E é na tentativa de chamar atenção para a importância da saúde bucal infantil que a Secretaria Municipal de Saúde de Bento Gonçalves tem desenvolvido projetos nesta área – e o melhor, obtido bons resultados.

Os dados que são motivo de comemoração entre profissionais da saúde, foram em parte, cultivados por dois programas batizados de Cuidado Com Sua Boca e Dentinho Sadio, Sorriso Legal. O primeiro existe desde 1985 nas escolas municipais e estimula alunos de primeira a quarta série a realizarem escovação supervisionada a aplicação mensal de flúor. Nas instituições estaduais esta ação chegou em 2001. “Eles recebem toda a instrução, escova e creme dental. Nas escolas menores a escovação supervisionada ocorre todos os dias, nas maiores uma vez por semana”, comenta o coordenador. Ao mesmo tempo, os professores realizam um trabalho educativo e apresentam para a Secretaria da Saúde, ao final de todos os anos, um relatório das atividades que promoveram.

 

Leia a matéria na integra na edição virtual 292

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.