Secretaria da Saúde de Bento alerta sobre sintomas da monkeypox

A pasta divulgou também quais cuidados devem ser tomados após o primeiro caso ser confirmado na Serra gaúcha, em Caxias do Sul

Foto: Banco de Imagens

Após a confirmação de um caso da monkeypox na região, a secretaria da Saúde de Bento Gonçalves divulgou orientações para pacientes que apresentarem sintomas da doença. A varíola é uma doença viral transmitida pelo contato próximo com uma pessoa infectada.

Caso apresente algum sintoma é necessário procurar uma Unidade de Saúde, UPA 24h (Botafogo) ou PA Zona Norte (São Roque). São considerados sintomas: as pústulas (bolhas) na pele, acompanhados de dor de cabeça, início de febre acima de 38,5 °C, linfonodos inchados, dores musculares e no corpo, dor nas costas e fraqueza profunda.

A SMS segue as orientações divulgadas em nota técnica da Secretaria Estadual da Saúde (SES). “Com a confirmação do caso na região nossas equipes estão orientadas conforme a nota técnica da secretaria Estadual. Orientamos a população que caso apresente algum sintoma, deve procurar os espaços de saúde para atendimento. Ainda não registramos nenhum caso suspeito”, destaca a secretária da Saúde, Tatiane Misturini Fiorio. 

Conforme o documento, pacientes com suspeita devem ser mantidos em áreas separadas, até receber atendimento. A orientação é que, caso a pessoa esteja “em bom estado geral”, não há necessidade de internação.

A secretaria da saúde também solicita que a população utilize máscara ao frequentar os espaços de saúde. 

As amostras colhidas serão encaminhadas para análise do Laboratório Central do Estado (Lacen).

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.