Secretaria de Educação de Bento e MP promovem curso “Vivências da Justiça Restaurativa”

Entre os objetivos do curso estão auxiliar na formação da Autonomia Emancipatória dos profissionais da Educação para a compreensão dos fenômenos sociais e das violências que permeiam as relações humanas

Foto: Prefeitura de Bento Gonçalves/Divulgação

A secretaria de Educação (SMED) e o Ministério Público (MP) estão promovendo o curso “Vivências da Justiça Restaurativa”. As inscrições estão abertas para duas turmas, sendo a primeira nos dias 25 e 26 de julho, e a segunda, nos dias 27 e 28 de julho na parte da manhã e da tarde. O curso tem carga horária de 16h e tem como ministrantes Marlisete Alessi e Vanise Marconi.

O curso tem como objetivos auxiliar na formação da Autonomia Emancipatória dos profissionais da Educação para a compreensão dos fenômenos sociais e das violências que permeiam as relações humanas; diminuir a incidência no ambiente escolar; aproximar a escola, como espaço social da comunidade onde está inserida, através do diálogo restaurativo; e fortalecer os vínculos escolares, possibilitando o diálogo e a escuta. Em junho, foi realizado um curso que contou com 40 participantes visando a formação de facilitadoras.

De acordo com Marlisete, “a procura pela metodologia da Justiça Restaurativa está sendo muito grande. O novo curso que será realizado em julho não é para a formação de facilitadoras e, sim, de ampliar junto aos profissionais dos educandários o que são as vivências proporcionadas pelos Círculos de Paz. Estamos muito felizes de constatar que cada vez mais os Círculos de Paz oportunizam um momento essencial para o indivíduo se conectar consigo mesmo e escutar o outro. É um processo saudável e seguro, onde o respeito é um dos alicerces desta troca entre as pessoas”.

Para a secretária de Educação Adriane Zorzi, “as vivências proporcionadas nestes momentos de formação, contribuirão e trarão ferramentas aos profissionais de apoio (monitores), em suas atividades diárias, exercitando a arte da escuta, prática necessária para relações saudáveis no ambiente escolar”.

Serviço

O que: Curso “Vivências da Justiça Restaurativa”

Público-alvo: Profissionais de Apoio

Quando: Grupo 1 – 25 e 26 de julho , e Grupo 2 – 27 e 28 de julho

Horário: manhã – 8h e tarde – 14h

Local: Auditório do Ministério Público – Rua Presidente Costa e Silva, 199

Como se inscrever: http://cursos.bentogoncalves.rs.gov.br/

Dúvidas sobre as inscrições, é preciso entrar em contato com a SMED no telefone 3055.7236, com Sirlei Sebben

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.