Semana do Empreendedorismo inicia dia 8

O conhecimento é uma das ferramentas essenciais para quem busca sucesso no ramo dos negócios. Com o objetivo de esclarecer as principais dúvidas e incentivar o surgimento de novos negócios, ocorre na próxima semana, de 8 a 12 de agosto, a 3ª Semana do Empreendedorismo em Bento Gonçalves. A série de palestras traz especialistas e empresários com histórias de sucesso, compartilhando suas experiências e dando dicas para quem deseja empreender.

De acordo com o secretário de Desenvolvimento Econômico, Silvio Bertolini Pasin, a programação deste ano está “plugada ao mundo”. “São temas atuais, atendendo às necessidades do empreendedor”, comenta. Segundo ele, a maioria das empresas abertas no município é do tipo micro e pequeno porte, muitas vezes com estrutura familiar. “Eles têm conhecimento técnico do que fazer, mas nem sempre de como gerir”, observa. Há muitos casos também de trabalhadores que perderam emprego e que enxergaram ali a oportunidade de abrir o próprio negócio. “A crise existe, mas existem formas de sair dela”, defende.

Conforme o secretário, ao fazer a análise dos dados de empreendimentos que abriram e fecharam no primeiro semestre de 2015 e de 2016 é possível concluir que houve um equilíbrio. Embora o saldo desde ano seja menor, o número baixas diminuiu. Em 2015, de janeiro a junho foram abertos 714 empresas e fechadas, 297. No mesmo período de 2016, foram 488 novos negócios, enquanto 212 fecharam as portas. “O cenário futuro é promissor”, estima.

 

Programação*

Dia 8 de agosto

– Almoço + Palestra “Desenvolvimento regional e Instrumentos de Fomento Industrial”, com Adriano Boff, no CIC/BG, às 11h45.
– Palestra “Uma história voltada às boas práticas de sustentabilidade e hospitalidade”, com Dirce Tasca Ughi, na Fundação Casa das Artes, às 19h30.
– Palestra “Experiências Gastronômicas através de alimento bom, limpo e justo”, com Rodrigo Bellora, na Fundação Casa das Artes, às 20h.

Dia 9 de agosto

– Palestra “Croasonho: uma lovemark de sucesso no franchising”, com Eduardo Silva, na Fundação Casa das Artes, às 19h30.

Dia 10 de agosto

– Palestra “Uma boa estratégia como fator de competitividade”, com Everton J. de Ross, na Fundação Casa das Artes, às 19h30.

Dia 11 de agosto

– Palestra “Empreendedorismo e ação”, com Claudio Forner, na Fundação Casa das Artes, às 19h30.

Dia 12 de agosto

– Encerramento + Palestra “Empreender: a ferramenta para sair da crise”, com Cesar Pancinha, na Fundação Casa das Artes, às 19h30.

* As palestras são gratuitas, com exceção do almoço de abertura da programação, no dia 8 de agosto. Inscrições no site http://semanaempreendedorismo.bentogoncalves.rs.gov.br. As vagas são limitadas. Os participantes receberão certificado. Mais informações com a secretaria municipal de Desenvolvimento Econômico, pelo telefone (54) 3055 7032.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.