Senac Bento Gonçalves firma parceria para reabilitação profissional de pessoas com deficiência

Iniciativa prevê a oferta de cerca de 50 vagas gratuitas em cursos de qualificação profissional

O Senac Bento Gonçalves, em parceria com o Sindilojas Regional Bento e Sicredi, realizarão, pela primeira vez, projeto de reabilitação profissional para cerca de 50 integrantes da Associação de Deficientes Físicos de Bento Gonçalves (ADEF). Os fundos para execução do plano são oriundos do Sicredi, que a cada ano disponibiliza recursos para ações sociais na região serrana.

As inscrições para o Projeto de Capacitação Pessoal e Profissional para Pessoas com Deficiência poderão ser realizadas até 31 de julho, pelo telefone da ADEF (54) 3451.4499. As aulas, que serão ministradas por docentes do Senac, começam em 8 de agosto com o curso de Desenvolvimento Pessoal (12h). No dia 13 de agosto, iniciam as capacitações Informática Compacta (40h), Salgados Para Festas e Eventos (12h) e Técnicas de Recepção e atendimento (20h). 

Foto: Freepik

Segundo a diretora do Senac Bento Gonçalves, Rosangela de Souza Jardim, trata-se de uma ação importante. “As pessoas com deficiência possuem uma necessidade de qualificação profissional, seja para uma oportunidade, ou para se recolocar no mesmo. Conforme dados levantados para implementação do projeto há um percentual muito baixo de PCD que consegue se reabilitar no mercado de trabalho. Menos de 40% tem escolaridade mínima completa e a maioria não possui renda própria”.

Rosângela explica que a iniciativa contempla três fases: etapa de mobilização, que compreende divulgação e inscrições; etapa de capacitação pessoal e profissional com a participação de todos os contemplados; e a última etapa de realização dos cursos, que acontecerá de 13 de agosto a 21 outubro. Nesta fase, cada participante escolherá a qualificação conforme sua afinidade entre os cursos de Informática Compacta, Salgados Para Festas e Eventos e Técnicas de Recepção e Atendimento. As vagas serão preenchidas por ordem de inscrição, enquanto estiverem disponíveis e respeitando o limite de alunos por turma.

O objetivo maior, conforme a diretora, é proporcionar aos participantes a melhora da autoestima, o conhecimento educacional e o equilíbrio financeiro. “Trata-se de amparo àqueles que desejam ser inseridos no mercado de trabalho, valorizando sua essência pessoal e desenvolvimento profissional”, afirma Rosângela.

A ADEF é uma organização da sociedade civil sem fins lucrativos e com sede em Bento Gonçalves. Ela desenvolve suas atividades desde 18 de fevereiro de 1987 e sua abrangência atual limita-se ao município da sede com alguns poucos atendimentos direcionados às cidades de Pinto Bandeira, Monte Belo do Sul, Santa Tereza e Garibaldi. A maioria dos usuários que frequentam a ADEF são encaminhados pela Política de Saúde (SUS) para a realização de fisioterapia neurofuncional, psicologia clínica, fonoaudiologia e terapia ocupacional. A principal incidência de pacientes é masculina com 54% e 46% são mulheres.

Cronograma

4 a 31 de julho: Etapa 1: Mobilização/Inscrições 

8 de agosto a 12 de outubro: Etapa 2: Projeto de Capacitação Pessoal e Profissional para Deficientes Físicos em Reabilitação Profissional – Ação Educativa: Curso de Desenvolvimento Pessoal (com todos os participantes)

13 de agosto a 21 de outubro: Etapa 3: Realização dos cursos Informática Compacta (40h); Salgados Para festas e Eventos (12h); Técnicas de Recepção e Atendimento (20h) – Inscrição e Seleção.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (54) 34524200 ou WhatsApp (54) 9255-7649. O Senac Bento Gonçalves está localizado na Travessa Silva Paes, 415 – Cidade Alta.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.