Serviço inicia amanhã

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) entrará em regulamento amanhã pela manhã. No momento, o serviço atuará como uma unidade Básica de Atendimento de Urgência, composta por um técnico de enfermagem e um condutor. O Samu atenderá pedidos de ajuda médica de cidadãos acometidos por agravos agudos à saúde, de natureza clínica, psiquiátrica, cirúrgica, traumática, obstétrica e ginecológica, com acesso telefônico gratuito pelo número nacional 192.

No final do mês de março, entrará em funcionamento a Unidade Avançada, que será composta por um condutor, um enfermeiro e um médico. A partir da próxima semana, inicia o período de seleção para formar a nova equipe. Os currículos recebidos são enviados para o Samu Metropolitano, em Porto Alegre, onde será feita a seleção da equipe para a Unidade Avançada.

Como funciona
O cidadão, após ter entrado em contato pelo número 192, será atendido pela telefonista que identificará a emergência passando para o médico regulador. O médico regulador faz o diagnóstico no mesmo instante e inicia o atendimento, orientando o paciente ou a pessoa que fez a chamada sobre as primeiras ações. O médico, após avaliar o paciente, orienta essa pessoa a procurar um Posto de Saúde ou envia uma ambulância até o local.

O Samu poderá contar com a Ação Pactuada,que são profissionais não-oriundos da saúde, como por exemplo, os bombeiros, policiais rodoviários e brigada militar, que atuarão juntamente com o SAMU nas emergências, desempenhando ações de segurança, socorro público, salvamento, com a sinalização do local, estabilização de veículos acidentados, reconhecimento de áreas de risco como incêndios, materiais energizados, produtos perigosos.

 

 

Siga o SerraNossa!

Twitter: http://www.twitter.com/serranossa

Facebook: Jornal SerraNossa

Orkut: http://www.orkut.com.br

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.