Sicredi: IV Tertúlia das Cooperativas Escolares mobiliza 120 professores

Movimento de intercooperação entre Sicredi Serrana, Sicredi Ouro Branco e Cooperativa Vinícola Garibaldi retorna ao modelo presencial em 2022, criando um espaço de resgate da história e construção de memórias

Foto: Divulgação

Tertúlia é troca de ideias, é diálogo, é transformação. O mês de junho inicia com o movimento da IV Tertúlia das Cooperativas Escolares, realizada a partir da intercooperação entre Sicredi Serrana, Sicredi Ouro Branco e Cooperativa Vinícola Garibaldi. Após dois anos, o evento retorna ao seu modelo presencial, para formar professores orientadores das Cooperativas Escolares, concentrando diálogo e aprendizado em um só espaço.

Cerca de 120 professores, profissionais da educação e convidados se reuniram nos dias 1º e 2 de junho, em Garibaldi, para construírem, juntos, um futuro ainda mais cooperativo para a educação. Em sua 4ª edição, a Tertúlia promoveu um momento singular para o registro das memórias de cada Cooperativa Escolar, com o processo criativo da confecção de um livro. A partir de diferentes dinâmicas, debates, atividades e painéis, os participantes evidenciaram toda trajetória da cooperativa escolar, com o objetivo de manter viva a história.

Com um olhar no compromisso com a comunidade em que está presente, a Tertúlia valoriza o reencontro e a conversa entre os participantes. “Cooperativismo é essencialmente pessoas, relacionamento e contato. Crescemos nesses dois anos, utilizando os recursos digitais e as transmissões on-line. Fazemos um cooperativismo de futuro, com a mente aberta e dispostos para a inovação, mas o encontro presencial sempre vai ficar guardado nas nossas memórias”, destaca o presidente da Sicredi Serrana, Marcos André Balbinot.

Após abertura, o público conferiu a peça “Uma história de amor”, com produção do grupo Cia do Teatro. A palestra ministrada por Viviane Klaus e Luciane Grazziotin, marcou o primeiro dia de programação, colocando em foco a importância do registro no processo de eternizar a história, para construir um futuro consciente, alicerçado no passado e nas raízes.

O protagonismo dos professores também foi tema norteador de 2022. No painel mediado pelo assessor pedagógico Everaldo Marini, quatro docentes puderam compartilhar um pouco sobre suas experiências nas funções de orientador, coordenador pedagógico, diretor e secretário de educação, trocando ideias para uma melhoria contínua do processo de aprendizagem. Para aliar teoria à prática, alguns estudantes prestaram uma homenagem aos seus professores, destacando a importância da cooperativa escolar no seu desenvolvimento pessoal.

As Cooperativas Escolares

O Programa Cooperativas Escolares busca ampliar o aprendizado de crianças e adolescentes, vivenciando experiências dos valores e princípios do cooperativismo, impactando diretamente mais de 300 estudantes. Na área de atuação da Sicredi Serrana, o Programa acontece no contraturno escolar, com estudantes dos anos finais do Ensino Fundamental e oportuniza o desenvolvimento de dimensões como: liderança, empreendedorismo social, educação financeira e inclusão social. Atualmente, fomentamos o desenvolvimento de oito Cooperativas Escolares, distribuídas nos municípios de Carlos Barbosa, Boa Vista do Sul, Bom Princípio, São Vendelino, Barão e Garibaldi, com previsão de abertura de uma nova em Tupandi.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.