SII: a doença misteriosa do intestino

Sensação de estufamento, diarreia alternada com prisão de ventre e momentos de dor insuportável são alguns dos sintomas de um problema que vem se tornando cada vez mais comum. Sem ter um aparente motivo, esse conjunto de manifestações gastrointestinais crônicas é conhecido como Síndrome do Intestino Irritável (SII).

Mesmo com o avanço das áreas da saúde, a SII ainda não foi completamente entendida ou desvendada pela medicina. “A sua ocorrência não está devidamente esclarecida, contudo, admite-se que esteja associada às sinalizações entre o cérebro (Sistema Nervoso Central/SNC) e o intestino (Sistema Nervoso Entérico), que na atualidade vem recebendo os mesmos créditos de importância do SNC, sendo – por vezes – denominado de segundo cérebro”, explica o médico Francisco Karkow.

Os médicos classificam o problema como uma doença funcional, ou seja, quando examinam o paciente, normalmente não existem danos ou alterações significativas no intestino. As pessoas se queixam de cólicas fortes, gases que provocam distensão do abdômen, crises alternadas de prisão de ventre e diarréia e a sensação de que o intestino não foi esvaziado completamente.

Nenhuma medicação foi até hoje comprovada como eficaz no tratamento da Síndrome do Intestino Irritável. Porém, algumas medidas, principalmente na alimentação devem ser tomadas, já que certos alimentos são mal tolerados pelos pacientes com SII.

Confira a matéria completa na edição desta sexta-feira do SerraNossa.

 

Siga o SerraNossa!

Twitter: http://www.twitter.com/serranossa

Facebook: Jornal SerraNossa

Orkut: http://www.orkut.com.br

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.