Simmme celebra 40 anos de lutas e conquistas

O Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Bento Gonçalves (Simmme) comemorou nesta semana 40 anos de lutas e conquistas em prol da categoria que é considerada a segunda maior economia do município. E motivos para comemorar não faltam. Hoje a entidade representa 320 indústrias, que geram cerca de 5.000 empregos diretos e um número estimado de 20.000 indiretos.

O setor metalúrgico tem uma tradição de mais de cem anos no município. A primeira empresa foi a Farina S/A, fundada em 1886 como oficina de consertos e após como fundição, sendo atualmente um importante fornecedor de peças para a indústria automobilística. Noventa anos depois, em 1º de setembro de 1976, a então Associação das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico, existente desde 1974, recebeu a Carta Sindical que conferiu poderes para que atuasse como sindicato.

Quem iniciou todo o processo foi o industrial Emyr Farina, que, sentindo a necessidade das indústrias em negociar acordos e dissídios coletivos com os trabalhadores – a base territorial pertencia a Porto Alegre –, deu andamento aos trâmites legais com o Ministério do Trabalho e conquistou um sindicato para atender na Serra Gaúcha. Emyr Farina presidiu o Simmme desde a sua fundação até o ano de 1989, quando passou o comando para o empresário Ayrton Luiz Giovannini.

Ao longo de sua trajetória de lutas, o sindicato fechou uma parceria com o Sebrae, visando a prospecção de novos negócios por meio de Arranjos Produtivos Locais (APLs), de seminários para a melhoria da gestão das empresas, entre outras ações, realizadas na nova sede, e ampliando as parcerias já firmadas com o Senai/Cetemo, com a UCS, com o Cepromec, entre outras.

Nova sede: um sonho realizado
Uma das mais significativas conquistas ao longo das quatro décadas de história do Simmme foi a construção da sede própria, inaugurada em outubro do ano passado, na rua Domingos Rubechini, 258, bairro Fenavinho. O prédio conta com cinco pavimentos e foi projetado pelo arquiteto Gilberto Donatti, com acompanhamento do engenheiro civil Rafael De Toni. Conforme o presidente da entidade, Juarez José Piva, a estrutura é condizente com a atual realidade do setor e está à disposição de todos os associados. “Hoje podemos dizer que estamos confortavelmente instalados para atender com atenção as cerca de 350 empresas que fazem parte da nossa base. Talvez daqui 20 anos este prédio já não mais comporte a realidade do setor e a feliz diretoria daquela época possa avançar mais um passo e inaugurar outra nova sede”, disse, na inauguração. O prédio é composto por auditório com cem lugares, sala de estudos, futuramente sediará uma biblioteca, área administrativa, espaço para exposições e salão de festas.


Durante a inauguração da nova sede, no ano passado, os ex-presidentes receberam homenagem. No registro, Ivanir Foresti, Ayrton Luiz Giovannini, Juarez José Piva (atual presidente), Carlos Bertuol, Emyr Farina (primeiro presidente), e Maria Geremia, esposa de Dárwin João Geremia (in memorian) 

Confira o especial na íntegra


Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material 
Elétrico de Bento Gonçalves (SIMMME)

Rua Domingos Rubechini, 258, bairro Fenavinho, Bento Gonçalves 
Contato: (54) 3452 1277 ou (54) 3452 1394 (fax)
[email protected]
www.simmme.com.br

 

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.