Simulação marca apresentação da nova turma de alunos soldados em Bento

Os 30 alunos iniciaram o curso no Centro de Capacitação e Treinamento de Bombeiro Militar em março e devem encerrar em agosto. A expectativa é que quatro deles permaneçam no município

Fotos: Eduarda Bucco

Os novos alunos soldados do Centro de Capacitação e Treinamento de Bombeiro Militar de Bento Gonçalves foram oficialmente apresentados nesta sexta-feira, 29/04. Uma simulação prática marcou a solenidade, a fim de mostrar à comunidade e às autoridades presentes os conhecimentos já adquiridos na primeira fase de atividades. O curso teve início em março e deverá encerrar em agosto. No total, são 30 alunos vindos de diferentes cidades do Estado. A expectativa é que quatro deles permaneçam atuando em Bento.

O Centro de Capacitação e Treinamento de Bento foi inaugurado em 2016 e, desde então, já formou mais de 120 soldados – sendo realizada uma turma por ano. No ano passado, foram 21 novos bombeiros formados. Além disso, de 2018 até os dias atuais, cerca de mil alunos de outros centros de treinamentos passaram pelo município para realizar atividades práticas, tendo em vista a estrutura referência no RS. “Também já estiveram em treinamento no nosso centro sargentos e tenentes, profissionais em progressão de carreira”, comenta o comandante do Corpo de Bombeiros Militar de Bento Gonçalves, major Márcio Muller Batista.

A atividade simulada realizada nesta sexta contou com a contenção de incêndio e salvamento de vítima, além de escalada. “O objetivo foi apresentar para a comunidade o Centro de Treinamento e a turma que vem sendo formada. Percebemos que muitas pessoas não conhecem o espaço e não sabem o que é feito aqui dentro”, revela o comandante.

Durante a cerimônia, que contou com diversas autoridades municipais, regionais e estaduais, também foi ressaltada a importância social do centro de treinamento. O espaço recebe palestras e eventos de diversas instituições, além de estar sendo utilizado para a formação da primeira turma de bombeiros mirins do município, que teve início em março.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.