Sparkling Night Run incrementa o turismo de Bento ao reunir esporte e entretenimento

Faltando três meses para a terceira edição da Sparkling Night Run, a única corrida noturna de Bento Gonçalves já tem confirmados corredores de Santa Catarina, Paraná, São Paulo e Sergipe, além de atletas do Rio Grande do Sul. O evento, criado em 2014 pelo Centro da Indústria, Comércio e Serviços de Bento Gonçalves (CIC/BG) em comemorações ao centenário da entidade, acontecerá na noite de 5 de novembro, às 20h30, e praticamente abrirá a temporada de final de ano, começando a movimentar o turismo de fim de ano na Capital Brasileira do Vinho.

Neste ano, a Sparkling promete ser a maior em número de inscritos com a expectativa de 800 participantes para percorrerem 5 ou 10 km. As inscrições serão encerradas no dia 24 de outubro ou antes no caso de ser atingido o limite definido de participantes. No entanto, quem vier à Serra Gaúcha para competir ou para acompanhar competidores também poderá desfrutar momentos especiais antes e depois do evento. A corrida será o evento oficial da Orquídea para celebrar o Dia Mundial do Macarrão. Outros atrativos, promovidos pela DWR, também prometem agitar o Centro da cidade com a Festa do Espumante, que também tem o patrocínio da Orquídea. A partir das 17h, moradores de Bento Gonçalves e turistas poderão saborear deliciosas massas servidas por food trucks e também degustar espumantes de vinícolas patrocinadoras do evento.

De acordo com a gerente geral do Hotel Vinocap, Soraia Lima da Veiga, Bento Gonçalves tem se destacado por uma modalidade esportiva e inovadora que são as corridas. “Contamos, atualmente, com diversas ações nesse sentido e, entre elas, o CIC/BG trouxe grande colaboração, contemplando a cidade com a Sparkling Nigth Run, que se diferencia das demais, por ser uma corrida noturna, aliando esporte, turismo, saúde e pelo percurso contemplar os principais pontos turísticos da cidade, finalizando com uma grande festa na praça Via Del Vino ao brinde de espumante. A hotelaria do centro e arredores são grandes beneficiadas, inclui também gastronomia, passeios, agências, vinícolas. Esses eventos melhoram nossa imagem, como cidade e os participantes são elementos divulgadores do local, contribuindo para o destaque no setor de serviços, indústria e comércio em geral”, ressalta.

Potencial turístico
Na semana de 1º a 6 de agosto, Bento Gonçalves foi o destino mais votado pelos internautas da página do Ministério do Turismo, o que confirma o grande potencial turístico da cidade. Com cinco rotas turísticas é possível contemplar lindas paisagens, em que prevalece o cultivo dos parreirais em pleno período de pré-colheita. As centenas de vinícolas também propiciam degustar os excelente vinhos, sem esquecer que o município é o maior produtor de espumantes do Brasil.

De acordo com dados da Secretaria Municipal de Turismo, durante todo o ano de 2015 a cidade recebeu quase 1,3 milhão de visitantes, número que posiciona Bento Gonçalves como um excelente destino turístico para a realização de eventos. De acordo com Gilberto Durante, secretário de Turismo, o município recebeu no ano passado mais de 1,2 mil eventos. “Procuramos desenvolver um trabalho permanente nos últimos anos com o intuito de atrair cada vez mais eventos esportivos para a cidade. A iniciativa do CIC de Bento Gonçalves, criando um evento com essa proposta e agora consolidado por meio da terceira edição fortalece ainda mais o projeto. Muitas pessoas se deslocam de diversas cidades para participar com entusiasmo desse grande evento que é a Sparkling Night Run, que além da competição traz consigo o grande diferencial da confraternização e, para isso, nada melhor do que brindarmos com os nossos espumantes premiados internacionalmente”, completa.

Para a presidente do Bento Convention Bureau, Andréia Zucchi, a Sparkling se consolida como um importante atrativo e com isso movimenta a cadeia do turismo e promove Bento Gonçalves como destino turístico para eventos. “Só temos a parabenizar o CIC/BG pela iniciativa em promover um evento tão inovador e com características próprias, mantendo na sua essência a alegria característica da nossa cidade. Com certeza, a excelente organização fez com que ele se tornasse permanente no calendário de eventos de Bento Gonçalves e uma ótima opção na programação noturna do município”, salienta.

Os interessados em participar da corrida noturna podem se inscrever a partir de 16 anos nas seguintes categorias: individual feminino e masculino 5km, individual feminino e masculino 10 km, duplas feminino, masculino e misto, e por faixa etária feminino e masculino individual 5 e 10 km. Os três primeiros colocados de cada categoria ganharão troféu, assim como de cada faixa etária, e todos os atletas que cruzarem a linha de chegada de forma legal receberão medalhas de participação. Para aqueles que competirão 5 km, a chegada será na Igreja São Bento. Mesmo em caso de chuva a corrida será realizada, salvo em caso de risco para os corredores. Grupos com mais de 15 participantes receberão cortesia na 16ª inscrição.

A Giordani Turismo também segue parceira e é a agência de turismo oficial. O evento conta com o patrocínio máster da Orquídea, Estação Bangalô, Sicredi, Vinícola Aurora, Suvalan, Gran Legado, Vinícola Salton, Bamboo Água Mineral, Equiláttero Pré Superior, Concresul, ExpoBento, Transportes Santo Antônio, Super Apolo, Verallia e Sicredi. O apoio é da Prefeitura Municipal de Bento Gonçalves,  Secretaria Municipal de Turismo e Bento Convention Bureau. Na promoção, o apoio é da UCS FM.

Para mais informações acesse o site do evento www.sparklingnightrun.com.br, pelo Facebook www.facebook.com/sparklingnightrun e ainda pelo fone (54) 3055 2155 ou e-mail [email protected].

 

Fotos: Jeferson Soldi

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.