Susepe realiza cerimônia de abertura do V Curso de Operações Prisionais Especiais

A capacitação é a última fase da seleção interna de agentes penitenciários (feminino e masculino)

Foto: Susepe

O Grupo de Ações Especiais (GAES) da Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe), vinculada à Secretaria de Justiça e Sistemas Penal e Socioeducativo (SJSPS), realizou a abertura do V Curso de Operações Prisionais Especiais (COPE), nesta segunda-feira, 10/10. A cerimônia aconteceu na sede da 9ª Delegacia Penitenciária Regional, em Charqueadas.

A capacitação é a última fase da seleção interna de agentes penitenciários (feminino e masculino). Ao todo, o processo seletivo é composto por cinco etapas: teste de aptidão física (TAF), avaliação psicológica e psicotécnica, entrevista, investigação da vida pregressa e formação no COPE. Depois, é realizado um estágio em Operações Penitenciárias Especiais.


O evento contou com a presença da secretária adjunta da SJSPS, Carolina Ramires, do superintendente dos Serviços Penitenciários, José Giovani Rodrigues de Souza, e do diretor da Escola dos Serviços Penitenciários (ESP), Eberson Trindade Rodrigues.

Dos 88 servidores da Susepe inscritos (82 homens e seis mulheres de todas as regiões penitenciárias), 30 foram aprovados (29 homens e uma mulher) para participarem do curso. A previsão é de que a habilitação seja concluída no dia 8 de novembro, quando também será realizada a formatura.

A secretária adjunta da SJSPS afirmou que, para além dos investimentos, isso passa pelo trabalho de cada um dos servidores. “Fortalecer o GAES é fortalecer a instituição. Queremos ser respeitados nacionalmente, e isso passa pela realização deste curso e pelo treinamento feito nos próximos dias”, disse.