Tacchini automatiza envio de sinais vitais ao prontuário eletrônico do paciente

A integração permite o controle automático dos sinais vitais do paciente, enviando as informações ao servidor minuto a minuto

Tiago Flaiban/Tacchini

Há cerca de seis anos, o Tacchini utiliza em seus hospitais o Prontuário Eletrônico, uma modalidade do prontuário médico que concentra os registros sobre a saúde de um paciente no formato digital. Nos últimos meses, a instituição consolidou mais um passo na tecnologia e passou a conectar os dados do monitor multiparamétrico de UTI Adulto, UTI Pediátrica e UTI Neonatal à intranet do hospital. 

A integração permite o controle automático dos sinais vitais do paciente, enviando as informações ao servidor minuto a minuto. O sistema de monitoramento do paciente no Tacchini ainda exige que um profissional de enfermagem realize a validação dos resultados obtidos através da nova tecnologia pelo menos a cada 2 horas. A checagem dupla, realizada pela máquina e pelo ser humano, adiciona uma barreira a mais de segurança ao processo. Somente após ratificados pela equipe, os dados passam a integrar o prontuário eletrônico do paciente. 


Avanços em implantação

Em 2022, a intenção é avançar ainda mais a integração entre os equipamentos médicos e a equipe multiprofissional. Está em fase de implantação um sistema que capta os alertas programados pelos monitores multiparamétricos e dispara uma mensagem diretamente no celular do profissional responsável, antecipando a identificação da piora clínica e evitando complicações do estado de saúde do paciente.