Testes com VLT em trechos do município iniciam nesta quinta-feira, 30

A partir desta quinta-feira, 30/09, os testes com o veículo leve sobre trilhos (Prosper VLT) da empresa Marcopolo começarão a ser realizados nos trechos urbanos de Bento Gonçalves. Até então, os testes vinham sendo realizados no trecho ferroviário de Bento a Carlos Barbosa – percurso do tradicional passeio da Maria Fumaça – Trem do Vinho, da Serra Gaúcha. Os testes têm apoio da Giordani Turismo. 

Os testes em Bento seguirão até o dia 29 de outubro, de segunda a sexta-feira, com acompanhamento do Departamento Municipal de Trânsito (DMT).  Serão percorridos os trechos das ruas Porto Alegre, Florianópolis, Vitório Carraro/Fortaleza e José Sandrin. Os deslocamentos do VLT ocorrerão às segundas e terças-feiras no período diurno, entre 8 e às 17h e as quartas, quintas e sextas-feiras entre 21h e às 6h. No comissionamento do veículo será aplicada diversas velocidades para certificar a adequação e segurança do equipamento, podendo atingir 40 km/h.

O modelo Prosper VLT, lançado em dezembro de 2020, é um veículo leve sobre trilhos de embarque em nível, desenvolvido para atender os mais diversos projetos de transporte ferroviário de passageiros. Foi criado com foco em baixos custos de implementação ou recuperação de sistemas existentes e baixos custos de operação, aliados a design moderno e conforto.

A chegada do Prosper VLT a Bento ocorreu no início de setembro. “Os testes fazem parte das últimas etapas de homologação do VLT e visam assegurar que os sistemas e componentes estejam projetados, instalados, testados e mantidos de acordo com as necessidades e requisitos operacionais”, comenta Petras Amaral, business head da Marcopolo Rail.

As viagens de Maria Fumaça – Trem do Vinho, um dos passeios mais procurados por turistas que visitam o Rio Grande do Sul, seguirão acontecendo normalmente, pela manhã e tarde durante o período de testes. O Prosper VLT será utilizado pela Giordani Turismo em um novo roteiro turístico na região Sul do Brasil, ainda sem data prevista para operação.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.