Testes rápidos de hepatite serão realizados na Via Del Vino neste sábado

No próximo sábado, 06/08, a Secretaria de Saúde de Bento Gonçalves realizará testes rápidos de hepatites virais na Via Del Vino. Segundo a prefeitura, o objetivo da ação é destacar a importância dos cuidados com a doença. .

A testagem ocorre das 8h às 12h. “Assim como esclarecer dúvidas sobre as infecções sexualmente transmissíveis e as formas de prevenção com os profissionais de saúde, é de suma importância aproveitar o momento da ação para realizar a testagem”, explica a enfermeira Adriana Cirolini.

A hepatite causa uma inflamação do fígado. Pode ser causada por vírus, uso de alguns remédios, álcool e outras drogas. A doença nem sempre apresenta sintomas, mas quando aparece podem ser percebido: cansaço, febre, mal-estar, tontura, enjoo, vômito, dor abdominal, pele e olhos amarelados, urina escura e fezes claras.


Confira as dicas para se proteger contra as hepatites virais:
– Use camisinha, não compartilhe seringas, agulhas, lâminas de babear, escovas de dentes.
– Tenha seu próprio kit de beleza.
– Exija material descartável para procedimentos, incluindo colocação de piercing e/ou tatuagens.
– Realize o teste: os testes rápidos são gratuitos e sigilosos e estão disponíveis nas Unidades de Saúde e no Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), que fica na rua Goiânia, 590, bairro Botafogo. Contato: (54) 3055 8484.

Vacinação
A vacina da hepatite B está disponível na rede pública para todos. Já a vacina da hepatite A faz parte do calendário vacinal da criança. Fique atento, verifique sua carteira de vacinação.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.