Todos os pontos do Litoral Norte estão liberados aos banhistas, aponta relatório

Os dados das análises são divulgados sempre às sextas-feiras

Foto: Fepam/Divulgação

Todos os pontos do Litoral Norte gaúcho avaliados pela Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam) apresentaram água em boas condições e foram liberados aos banhistas. No Estado, são 84 locais próprios para banho e sete impróprios, conforme relatório divulgado na tarde desta sexta-feira, 9 de fevereiro.

Com relação à última semana, houve melhora em um único ponto: a Praia da Cal, em Torres, no Litoral Norte. Antes imprópria, no relatório atual a água da região apresentou boas condições e o lazer no local está permitido.


Dos sete pontos que estão impróprios para banho, cinco estão localizados no sul do Estado, um do Campanha e outro no Vale do Rio Pardo. Em nota, a Fepam recomendou que regiões próximas aos locais não liberados sejam evitadas pelos banhistas.

“A recomendação é que os banhistas evitem pontos impróprios e arredores, especialmente junto às águas que chegam às praias por tubulação, arroios ou rios. O alerta vale principalmente para crianças, idosos e pessoas com baixa imunidade. Os sintomas mais comuns após o banho em áreas contaminadas são diarreia, dor abdominal e enjoos”.

As amostras de água coletadas passam por testes e monitoramento durante cinco semanas. Os dados das análises são divulgados sempre às sextas-feiras, no site e nas mídias sociais da Fepam. O projeto segue até março.