Tornado pode ter atingido o Norte do Estado na segunda-feira

Um tornado pode ter atingido no começo da tarde de segunda-feira, 13/12, o município de Ibiraiaras, no Norte do Estado. O vento deixou um rastro em uma plantação de pinus, no interior do município, decepando as árvores em seus troncos. O episódio isolado de vento destrutivo ocorreu por volta das 14h30 na comunidade Nossa Senhora Consoladora, próximo à rodovia que dá acesso ao município de David Canabarro.

Imagens divulgadas por moradores mostram rastro de árvores decepadas em seus troncos em uma plantação de pinus e que destruiu parte da área de floresta. Conforme estimativa dos moradores da localidade, cerca de mil árvores foram danificadas pelo vento. Segundo informações da Rádio Nativa, o temporal não deixou feridos.

Foto: Reprodução.

Josias Oliveira Silva, que trabalha há mais de duas décadas na atividade de extração de resina, disse à rádio que jamais havia testemunhado algo de tamanha magnitude. A estrada ficou parcialmente interditada em razão da queda de árvores. Equipes da prefeitura foram acionadas para liberar a via após a passagem do temporal pela região. Não há informações de danos na sede do município.

De acordo com a MetSul, imagem de radar meteorológico das 14h30 da segunda-feira mostrava um núcleo de forte instabilidade isolada justamente na região em que se produziu o episódio severo de vento localizado. Várias áreas de instabilidade localizadas surgiram na região no começo da tarde com o forte calor e abundante umidade. Apesar da altitude, a temperatura chegou a 30,5ºC em Lagoa Vermelha. Os danos na vegetação são típicos de microexplosões (downbursts) e tornados, mas o rastro muito definido no terreno e a o fato de os caules das árvores terem sido decepados pela força do vento são mais sugestivos de um tornado isolado.

Foto: MetSul

Ainda segundo a MetSul, as condições não eram muito favoráveis ao fenômeno, uma vez que não se observava uma corrente de jato em baixos níveis, presente na esmagadora maioria das ocorrências tornádicas no Rio Grande do Sul. O risco de tempo severo localizado persiste durante a terça-feira no Estado com maior risco de temporais na Metade Norte, onde a atmosfera estará mais quente e instável, sobretudo no Alto Uruguai, Campos de Cima da Serra, Planalto Médio e na Serra.

Veja o vídeo:

Informações: Rádio Nativa e MetSul

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.