UCS, a universidade da inovação

O protagonismo sempre esteve com aqueles que são capazes de criar e inovar. E uma vantagem que traz o futuro é mais oportunidades para mais protagonistas. Em 2030, metade do trabalho humano será feito a partir da criatividade e voltado à inovação.

No mundo inteiro, as organizações têm o desafio de inovar em seus produtos, processos, serviços, modelos de atuação e mercados. E, por mais que se associe inovação à tecnologia, quem promove inovação são as pessoas. Pessoas com iniciativa, pensamento crítico e sistêmico, orientadas para resultados, com habilidade de trabalhar em equipe, desenvolver networking, criar conexões, gerar soluções.

O futuro será dos criativos
Por isso a Universidade de Caxias do Sul está centrada em preparar as pessoas para o futuro. Ela é a primeira Universidade da América certificada pela Turku University of Applied Sciences (TUAS), da Finlândia, para o treinamento de outras instituições no modelo da Pedagogia da Inovação – INNOPEDA®, uma abordagem de desenvolvimento das competências pessoais para a inovação.

Além de habilitada a expandir uma das mais avançadas metodologias de ensino do mundo como universidade certificadora, a UCS está implementando o modelo para seus próprios alunos, reforçando o conceito de universidade inovadora.

A qualificação do ensino promovida pela Pedagogia da Inovação consolida a UCS como universidade de referência do Estado na oferta de uma formação profissional criativa e inovadora, e de uma formação humana integral. E como lugar de perspectivas capazes de fazer de cada estudante um protagonista do futuro.

Depois de dois anos de capacitação, sete professores da UCS foram formados como trainers em Pedagogia da Inovação pela Universidade de Turku, Finlândia, país onde a inovação é uma estratégia nacional tanto em Educação como em produção de tecnologias, em processos, gestão e serviços. Voltada ao desenvolvimento de competências pessoais, a Pedagogia da Inovação leva para o ensino a habilitação para responder de forma ágil, criativa e versátil aos mais diferentes cenários apresentados por um mundo em constante transformação. 

A metodologia enfoca:
– A aproximação do ensino com a realidade – Demandas da sociedade são incorporadas como objetos de estudo para os alunos (working life).
– Flexibilidade curricular – O mundo muda nos anos em que o aluno está na universidade. Assim, a pedagogia o habilita a identificar os conhecimentos mais necessários ao percurso formativo que faça sentido para ele.
– Aprendizado com base em projetos – O acadêmico é instado ao desenvolvimento de iniciativa, à resolução de problemas e ao trabalho em equipe, uma a vez que inovação é um processo coletivo de empreendimento de soluções.
– Visão empreendedora e multidisciplinar – No sentido de estímulo à identificação de oportunidades e de capacidade de desenvolvimento de soluções inovadoras a partir de diferentes conhecimentos.
– Contato com novas culturas e referências – Ampliando o senso crítico e a capacidade de gerar ideias e conexões.
– Pesquisa e desenvolvimento – Toda inovação é a construção de um novo conhecimento. Se não existe resposta pronta, ela precisa ser construída. E isso é conseguido através da pesquisa.
As definições do modelo estão descritas no livro Pedagogia da Inovação – A Experiência Finlandesa, editado pela Educs – Editora da UCS, que traz artigos de professores e técnicos da instituição finlandesa que explicitam como o método INNOPEDA® promove a assimilação, produção e utilização do conhecimento dirigido à inovação. Uma versão com artigos de autoria dos professores certificados na UCS será publicada na Finlândia.

2º lugar nacional em inovação
Pelo sexto ano consecutivo, a UCS conquistou a condição de 2ª melhor Universidade do país em Inovação entre 88 instituições comunitárias e privadas. A classificação, formulada com base em cinco critérios, é do Ranking Universitário Folha 2017, a mais prestigiada do país a respeito do Ensino Superior brasileiro. A UCS está, ainda, entre as dez melhores do país em Pesquisa Científica e Ensino, e com classificações crescentes ano a ano em Mercado (entre as 15 melhores) e Internacionalização (entre as 24 melhores). Com isso, obteve o 6º lugar nacional na classificação geral. Os resultados classificam a UCS entre as melhores universidades comunitárias e privadas do Brasil, qualificação alcançada e mantida nos seis anos de existência do ranking.

Pós-graduação sobe em avaliação do MEC
Cinco programas de Pós-Graduação da UCS registraram aumento no conceito obtido na avaliação quadrienal do Ministério da Educação. Em uma escala cuja nota máxima é 7, o programa de Administração subiu para conceito 5; e os de Filosofia, História, Ensino de Ciências e Matemática, e de Engenharia de Processos e Tecnologia passaram para conceito 4. Com 18 programas que reúnem 24 cursos (16 de mestrado e 8 de doutorado), a UCS alcançou média geral 4. A nota se destaca no segmento das universidades com dez ou mais programas de pós-graduação, no qual a maior média obtida foi 5,42.

75 cursos destacados no Guia do Estudante Abril
Todos os 75 cursos da UCS avaliados pelo Guia do Estudante Abril foram classificados no ranking da publicação deste ano, recebendo conceitos Excelente (cinco estrelas), Muito Bom (quatro estrelas) e Bom (três estrelas). O resultado garantiu à UCS, mais uma vez, destaque na categoria ‘Melhores Universidades’, conferido pela publicação às instituições indicadas como opções mais qualificadas para quem vai fazer o vestibular.

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