UCS apresenta novidades na área de Contabilidade além de cursos, especializações e projetos

UCS é capacitadora junto ao Conselho Regional de Contabilidade do RS
O curso de Ciências Contábeis da UCS solicitou ao Conselho Federal de Contabilidade que a instituição fosse registrada como capacitadora junto ao Conselho Regional de Contabilidade do Rio Grande do Sul para promover a Educação Profissional Continuada (EPC) dos profissionais da contabilidade. A partir de agora, a UCS consta na lista de capacitadores com o registro “RS-00055 – Fundação Universidade de Caxias do Sul”.

“Dessa forma, os cursos de extensão e de pós-graduação lato sensu ofertados na área contábil poderão pontuar na Educação Profissional Continuada, o que gera um grande diferencial para o nosso curso e para a instituição, tendo em vista que na região somos os únicos. A UCS está autorizada a fornecer pontuações necessárias para que estes profissionais mantenham suas atividades de acordo com a legislação”, diz a professora Marlei Salete Mecca, coordenadora do curso de Ciências Contábeis no Campus-Sede, em Caxias do Sul.

A Educação Profissional Continuada (EPC) é uma atividade formal e reconhecida pelo Conselho Federal de Contabilidade, que visa manter, atualizar e expandir os conhecimentos e competências técnicas e profissionais, as habilidades multidisciplinares e a elevação do comportamento social, moral e ético de quem atua na área da contabilidade, como características indispensáveis à qualidade dos serviços prestados e ao pleno atendimento das normas que regem o exercício da profissão contábil.

A EPC é obrigatória para todos os profissionais da contabilidade que estejam inscritos no Cadastro Nacional de Auditores Independentes; que estejam registrados na Comissão de Valores Mobiliários; que exerçam atividades de auditoria independente em instituições financeiras e nas demais entidades autorizadas a funcionar pelo Banco Central do Brasil; e que exerçam atividades de auditoria independente nas sociedades seguradoras, resseguradoras, de capitalização e nas entidades abertas de previdência complementar reguladas pela Superintendência de Seguros Privados (Susep).

Carvi promove curso “Atendimento ao cliente com foco em serviços”
O Campus Universitário da Região dos Vinhedos (Carvi) irá ofertar, em setembro, o curso de extensão “Atendimento ao cliente com foco em serviços”, destinado a profissionais liberais, lojistas, empresas e interessados. O objetivo da formação é proporcionar aos participantes o desenvolvimento de competências para identificar os aspectos que contribuem para a satisfação do cliente, promover uma reflexão crítica sobre o atendimento e planejar ações que garantam a satisfação e fidelização dos clientes.

A atividade será realizada de 26 a 30 de setembro e ministrada pela especialista em Gestão Empresarial e Consultora em Educação Financeira Roberta Oselame. As inscrições para o curso podem ser feitas pelo site da UCS (www.ucs.br), no link Extensão. Mais informações pelo e-mail:[email protected] 

Curso de Direito Militar acontece a partir do dia 27 de agosto no Carvi
O Campus Universitário da Região dos Vinhedos (UCS-Carvi) promove, a partir do dia 27 de agosto, o curso de extensão “Direito Militar”. Destinado a acadêmicos e egressos do curso de Direito e profissionais interessados nessa área jurídica, o curso tem como objetivo viabilizar o estudo sistematizado e a discussão acadêmica, científica e pragmática acerca de questões relativas ao Direito Militar. O curso será ministrado pelo ex-militar do 6º Batalhão de Comunicações de Bento Gonçalves, advogado José Carlos Cardoso Ajala,. Além da edição do dia 27,  também  haverá aulas nos dias 3, 5 e 10 de setembro. As inscrições podem ser feitas pelo site da UCS (www.ucs.br), no link Extensão. Mais informações pelo e-mail: [email protected]

Especialização em Higiene Ocupacional
Estão abertas, até o dia 2 de outubro, as inscrições para a pós-graduação em Higiene Ocupacional, que será desenvolvida no Carvi. Destinado a profissionais das áreas da saúde e ciências exatas, o curso tem por objetivo capacitar para o desenvolvimento de ações gestoras de prevenção e controle de riscos ambientais nas diversas atividades laborais, visando a eliminação ou minimização de acidentes de trabalho e doenças ocupacionais. Inscrições no site www.ucs.br, no link MBA e Especialização. Informações através do telefone (54) 3449 5203.

Guia ilustrado aborda a pesquisa sobre cigarrinhas na cultura da ameixeira

Uma parceria entre a UCS, a Pontifícia Universidade Católica do RS (PUC/RS), a Universidade de São Paulo (USP) e a Embrapa Uva e Vinho colocam à disposição do setor produtivo mais uma ação de transferência de tecnologia. Está sendo lançado pela editora União Sul-Americana de Estudos da Biodiversidade (USEB) o livro “Guia Ilustrado: Cigarrinhas na Cultura da Ameixeira”, um dos resultados do Projeto Ameixa – Aspectos Epidemiológicos da Escaldadura das Folhas da Ameixeira no Rio Grande do Sul, coordenado pelo professor Dr. Wilson Sampaio de Azevedo Filho, do Laboratório de Entomologia, e desenvolvido na UCS. 

O livro aborda sobre a cultura da ameixeira, sua origem e importância, assim como a identificação das principais cigarrinhas – insetos fitófagos, ou seja, que se alimentam de plantas –, potenciais vetoras de fitopatógenos, relacionando esses insetos com doenças e outros danos econômicos. 

A obra é uma contribuição ao estudo das cigarrinhas associadas à ameixeira, com informações sobre a bactéria Xylella fastidiosa, causadora da doença Escaldadura das Folhas da Ameixeira (EFA) na cultura, o modo de transmissão, a especificidade com os vetores, entre outras. 

As ilustrações e desenhos do livro possibilitam a compreensão das estruturas mencionadas e auxiliam leigos e profissionais a identificar as espécies citadas. “Espera-se que, a partir desse trabalho, a identificação apurada das principais cigarrinhas de ameixeira seja possível junto com a disponibilidade de informações inovadoras e úteis sobre o hábito, ciclo de vida, principais métodos de coleta e morfologia”, comenta o professor Wilson.

Essa obra torna-se importante para estudantes de Biologia, Agronomia, Engenharia Florestal e demais áreas aplicadas, além de interessados em aprender sobre a cultura da ameixeira, taxonomia e coleta das cigarrinhas. O material também é uma ferramenta fundamental como subsídio aos pesquisadores que necessitem implementar medidas de controle desses insetos. 

O livro conta ainda com Adriana Tolotti (do Laboratório de Entomologia da Unisinos), Gervásio Silva Carvalho (do Laboratório de Entomologia da PUC/RS), Cristiane Müller (do Departamento de Pesquisa e Desenvolvimento da Dow AgroSciences Industrial Ltda.), Marcos Botton (do Laboratório de Entomologia da Embrapa Uva e Vinho) e João Roberto Spotti Lopes (do Laboratório de Insetos Vetores da USP).

Últimos dias de inscrição para a Pós em Gestão Financeira
Até o dia 22 de agosto, segunda-feira, estão abertas as inscrições para a especialização em Gestão Financeira, na unidade da UCS, em Bento Gonçalves.  Este curso, que está previsto para iniciar na próxima sexta-feira, dia 26,  foi projetado para proporcionar o desenvolvimento de habilidades para a solução de problemas e busca de excelência na gestão financeira e empresarial, contribuindo, dessa forma, para o desenvolvimento pessoal e profissional dos participantes. O curso é destinado a portadores de diploma de curso superior em qualquer área do conhecimento e profissionais da área financeira que buscam aprofundar seus conhecimentos.  Informações  pelo site www.ucs.br, no link especialização e MBA, ou através do telefone (54) 3449 5203, área de Relações com o Mercado da UCS.

 

 

 

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.