UCS Bento tem inscrições gratuitas para cursos técnicos em Enfermagem e Segurança do Trabalho

Aulas começarão em fevereiro de 2024 e terão formação de quatro semestres mais período de estágio

Fotos: Divulgação UCS

Sempre é hora de pensar em formação de qualidade, e essa época do ano é um bom momento para planejar ações nesse sentido. O Campus Universitário da Região dos Vinhedos tem uma profusão de cursos em todas as áreas do conhecimento para fazer de você um profissional admirado no mercado.

Dois deles, em nível técnico, estão com inscrições gratuitas abertas e ingresso a partir de fevereiro de 2024, apresentando entre seus diferenciais uma formação curta com o carimbo de excelência do ensino da UCS.


As opções são para os cursos técnicos em Enfermagem e em Segurança do Trabalho, realizados em meio à infraestrutura de uma das melhores universidades do país, com qualificado corpo docente. Em comum, para cursá-los é preciso ter concluído ou estar cursando o 3º ano do ensino médio. Além disso, os dois possuem quatro semestres de formação, totalizando 1,2 mil horas de ensino e mais 400 horas de estágio supervisionado.

O técnico em Enfermagem será um profissional capacitado para atuar nos diversos segmentos da saúde, com destaque para a promoção, prevenção, recuperação e reabilitação dos indivíduos. O campo de trabalho vai de hospitais a clínicas, passando por instituições públicas e unidades básicas, além de atendimento domiciliar, entre outros.

Sua jornada de aprendizado conta a estrutura dos laboratórios da universidade, como os de Anatomia e Habilidades, além da parceria com o Hospital Tacchini no apoio às aulas práticas. O aluno ainda tem a possibilidade de participar nos processos seletivos do estabelecimento de saúde.

Dividido em dois módulos, o curso tem 17 disciplinas, entre as quais Farmacologia, Microbiologia e Biossegurança, Nutrição e Dietética e diversos tipos de Enfermagem, como Médica, Cirúrgica, Pediátrica, Oncológica, entre outras.

Também estruturado em dois módulos, o curso técnico em Segurança do Trabalho possui 19 matérias. Entre elas, estão Prevenção e Controle de Sinistros, Segurança do Trabalho, Ergonomia, Saúde Mental, Direito do Trabalho e Segurança nos Processos Industriais.


Após percorrer o período de instrução, o técnico em segurança do trabalho atuará para prevenir riscos no ambiente de trabalho, desenvolver ações que garantam a integridade física e a saúde das pessoas e promover a divulgação das normas de segurança da empresa. O curso possibilita, ainda, visitas técnicas e auxílio para inserção no mercado de trabalho. O campo de atuação inclui empresas e estabelecimento em que a legislação determina a presença desse profissional.

As aulas de ambos os cursos serão realizadas no espaço do Centro Tecnológico da Universidade de Caxias do Sul (Cetec), localizado na UCS Bento, de segunda a quinta, das 19h30min às 22h30min. Aos interessados em se habilitar no curso técnico em Enfermagem, as inscrições podem ser feitas neste link: https://tinyurl.com/yu9ydmwp. Já para quem optar pelo técnico em Segurança do Trabalho deve se inscrever pelo link https://tinyurl.com/5xvdxhyt.