UCS no Ano Internacional da Química

Do alimento que você leva à boca à tinta que você escolhe para pintar uma parede, passando pela caneta utilizada ao escrever, até o creme dental usado na escovação e a cadeira de acrílico que decora sua sala, as mais variadas atividades cotidianas e profissionais têm influência  da química, seja na composição, reação e transformação de elementos  e/ou nas substâncias para a obtenção do produto final. Tão material e tão  absorvida no dia a dia, a Química muitas vezes nem é percebida como  fundamental na nossa rotina. Bem como em vários processos industriais  e farmacêuticos, a Química está presente para contribuir na qualidade de nossas vidas.

Mas o Ano Internacional da Química, comemorado em todo o mundo por marcar o centenário da conquista do Prêmio Nobel de Química pela cientista polonesa Marie Curie (1867-1934), que identificou os elementos rádio e polônio, pretende chamar a atenção para a enorme gama de situações que envolvem a sua aplicação. Mais do que isso, pretende fomentar o interesse pela área, principalmente através de parcerias entre governo, instituições de ensino superior e escolas.

A Universidade de Caxias do Sul (UCS), que por meio do Centro de Ciências Exatas e Tecnologia abriga diversos cursos na área, terá relevância fundamental nesse processo junto à comunidade regional. Por intermédio de um grupo de docentes, liderados pela professora Mara Zeni Andrade, a universidade foi contemplada com recursos do CNPq para desenvolver o projeto “A UCS no Ano Internacional da Química – Programa de Popularização da Ciência e Tecnologia na Serra Gaúcha – Química para Todos”.

O projeto propõe um amplo conjunto de ações, eventos, cursos, oficinas, mostras, exposições e diversas atividades de divulgação da Química para o público em geral e setores específicos. A coordenadora do projeto, Mara Zeni Andrade, explica que as ações previstas englobam oficinas circulantes, palestras com renomados pesquisadores nacionais,  montagem e exposição de material científico assim como um rally e uma mostra científica integrando alunos, professores e escolas de Ensino Médio da região.

O projeto prevê ainda a criação de espaços para a realização de práticas por professores e alunos dos diversos cursos, além de oficinas e seminários para divulgação científica na área de Química e atividades relacionadas a materiais e estratégias educacionais que facilitem a compreensão do papel do professor na construção do conhecimento. “A expectativa é de que esse projeto, através dos resultados das referidas ações, propicie a sistematização de outros modos do fazer pedagógico, constituindo-se em referencial na melhoria da educação científica na área da Química”, completa Mara.

Parcerias
A programação, que se estenderá até dezembro de 2012, vai envolver uma equipe de 11 professores das áreas de Engenharia Química, Ambiental, de Materiais, Bacharelado em Química, Licenciatura em Química e Polímeros, além da vice-reitoria da UCS, Pró-reitoria Acadêmica e direção do Centro de Ciências Exatas e Tecnologia.

Em parceria com a 4ª Coordenadoria Regional de Educação e a Secretaria Municipal da Educação, a UCS irá fomentar a integração entre suas unidades (núcleos e campi) e as escolas da região, visando à realização de atividades integradoras entre os professores da UCS,  alunos de graduação e os do Ensino Fundamental e Médio.

 

Siga o SerraNossa!

Twitter: http://www.twitter.com/serranossa

Facebook: Jornal SerraNossa

Orkut: http://www.orkut.com.br

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.