UCS Orquestra e Angelo State Symphony Orchestra realizam concerto na Casa das Artes

Concerto de integração será realizado no sábado, 18/06, em comemoração aos 50 anos da FERVI

Foto: Fagner Magrinelli

Neste sábado, dia 18 de junho, às 19h, na Casa das Artes em Bento Gonçalves, será realizado o concerto de integração entre a UCS Orquestra e a Orquestra Sinfônica da Angelo State University (EUA), em comemoração aos 50 anos da FERVI – Fundação Educacional da Região dos Vinhedos (parceira da UCS na implantação do Ensino Superior em Bento Gonçalves). Na mesma data, haverá o lançamento da marca celebrativa ao cinquentenário e a exposição da galeria de fotos em desenho técnico de todos os presidentes da FERVI, pelas mãos da artista Julia Pasquali.  

A Angelo State University é uma universidade estadual localizada em San Angelo, no estado do Texas/EUA. Fundada em 1928, oferece uma variedade de programas acadêmicos, sendo 50 programas de graduação e 31 de pós-graduação, que atendem cerca de 10 mil alunos. A ASU Symphony faz parte do curso de música da universidade e é dirigida pelo músico Fagner Magrinelli Rocha, natural de Caxias do Sul. O grupo é formado por cerca de 40 alunos e faz 6 concertos ao ano. A orquestra é parte vital no aprendizado dos alunos do curso de música da ASU. Através de seus concertos, a ASU Symphony tem por objetivo fomentar a apreciação musical e enriquecimento da comunidade acadêmica e local em San Angelo, Texas.

A UCS Orquestra, por sua vez, tem uma importante trajetória na cidade, tendo iniciado as suas atividades em outubro de 2001, com estreia oficial no dia 22 de novembro daquele ano e, desde então, busca contribuir para a formação artístico-cultural da região, agindo em prol da construção de uma sociedade culturalmente enriquecida. O planejamento das atividades é sempre organizado a fim de estabelecer papéis educativo e social condizentes com as políticas de atuação da instituição Universidade de Caxias do Sul e da cidade.

Perfis

Dr. Fagner Magrinelli Rocha – Natural de Caxias do Sul, o Dr. Fagner Magrinelli Rocha é professor Assistente de Música na Angelo State University, onde leciona Violino e Viola e dirige a ASU Symphony Orchestra. Antes de trabalhar na ASU, o Dr. Rocha foi professor Assistente de Violino na Universidade Federal de Alagoas em Maceió. Além de suas atividades na ASU, ele é spalla da Big Spring Symphony e do Ballet San Angelo, além de diretor artístico e regente da Concho Valley Youth Orchestra.
Músico versátil, já apareceu como solista, maestro e músico de câmara em vários concertos e festivais na América do Sul, Norte e na Europa. Durante anos de intensa atividade orquestral, ele participou de diversas orquestras no Brasil e nos Estados Unidos, dentre elas a Orquestra da UCS – sua primeira orquestra. Na área educacional, ele é figura constante nas escolas públicas e universidades do Texas, tendo regido diversas orquestras jovens e Honors Orchestras.
O Dr. Rocha possui bacharelado em Música pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e Mestrado e Doutorado em Violino pela Texas Tech University. Ele reside em San Angelo, no Texas com sua esposa Emilee e sua filha Olivia (ambas violinistas). Quando não está envolvido em atividades musicais, ele gosta de ler, viajar e fazer projetos em sua casa.
 
Dr. John Irish – É professor de Música na Angelo State University em San Angelo no Texas. Antes de lecionar na ASU, ele lecionou na Wittenberg University em Springfield, Ohio e na St. Mary’s University em San Antonio no Texas. Sua carreira inclui performances com a Southwest German Radio Orchestra, San Antonio Symphony Orchestra, Dayton Philharmonic, Omaha Symphony Orchestra, várias grupos de música de câmara, quintetos de metais, e uma grande variedade de bandas e projetos comerciais. Atualmente, ele é primeiro trompete da San Angelo Symphony Orchestra e é ativo na vida musical da região. Fundador do Jazz Concho, um sexteto formado por músicos profissionais no Oeste do Texas.
Seu trabalho na Angelo State University vem após uma carreira de sucesso na Banda da Força Aérea Americana, grupo com o qual tocou em todos os 50 estados americanos, além de Canadá, México e Europa. Ele faz gravações regularmente e tem estreado novas composições para sopros, além de ter se apresentado como solista nos Estados Unidos, Europa, México e Taiwan.
O Dr. Irish contribui com diversos artigos para o periódico da International Trumpet Guild (ITG) e possui artigos publicados pela Bandmasters Review, Newsletter of the International Women’s Brass Conference, o popular periódico britânico The Brass Herald, além de uma variedade de contribuições on-line e para a indústria da música. John Irish é doutor em Música pela University of Cincinnati, College-Conservatory of Music; e possui mestrado e bacharelado pela University of Texas at San Antonio. Seus principais professores foram Bert Truax, Alan Siebert, John Carroll, Vince DiMartino, e Dale Marrs. Dr. Irish é artista da Conn-Selmer Company.

Dr. Trent Shuey – É professor de Percussão e Jazz na Angelo State University. Antes de trabalhar na ASU, foi professor adjunto de percussão no Blue Mountain Community College, no Oregon. De acordo com o The Harmison Herald, Trent “caminha no tempo de um baterista diferente… ele é um homem de todos os estilos”. Percussionista versátil, participou de inúmeras big bands, jazz combos, grupos de música de câmara e orquestras nos Estados Unidos e no México. Como baterista, ele se apresentou com a Reno Jazz Orchestra, UNR Lab II, I-Pan (steel drums), entre outros. Ele tem gravações com a Dakota Brown Band (EP), PS Jazz Quartet (EP), UNR Jazz Festival (CD).
Trent recebeu o Prêmio de Percussão Edgard Varese, da Universidade de Illiois. Seus principais professores são William Moersch, Ricardo Flores, Andrew Heglund, Cody Remaklus, Teun Fetz, Alan Keown, Matt Savage, e Jon Brill. Ele usa instrumentos da Innovative Percussion Inc.
Dr. Shuey possui bacharelado em Percussão pela Eastern Oregon University, Mestrado em Percussão e Jazz pela University of Nevada, e Doutorado em Percussão pela University of Illinois. É membro honorário da Phi Mu Alpha e Tau Beta Sigma.
Mais de seu projetos podem ser conferidos no www.trentshuey.com or www.youtube.com/trentshuey

Dr. Janelle Ott – É professora adjunta de Música na Angelo State University, Abilene Christian University and McMurry University. Além de suas atividades universitárias, ela dá aulas particulares de música e mantém um empreendimento on-line especializado na confecção de palhetas. Ela mantém uma agenda ativa em todo o Texas, tocando com a Texarkana Symphony, San Angelo Symphony, Abilene Philharmonic, Marshall Symphony e Sherman Symphony. Ela também é integrante do Key City Winds em Abilene, TX e do Mesquite Trio em San Angelo, TX.
Janelle Ott tem Doutorado em Música pela University of North Texas, Especialização em Performance Musical pela Universidade de Indiana, Mestrado pela Wichita State University, e Bacharelado em Música e em Alemão pelo Luther College. Seus principais professores são Kathleen Reynolds, William Ludwig, e Nicolasa Kuster.

Lillian Magrinelli – A soprano lírica norte-americana Lillian Magrinelli tem sido elogiada pela sua voz “brilhante, polida, e precisa” (Voix des arts). Em 2019, Lillian fez seu “debut” profissional como papel principal em Humperdinks Hänsel and Gretel com a Greensboro Opera, na Carolina do Norte. Paralelamente, Lillian foi Rosalinda em Die Fledermaus, Lauretta em Gianni Schicchi, e Alice Ford em Verdi’s Falstaff, com a Opera Theatre da University of North Carolina. Ela foi a vencedora do 2019 Student Artist Competition na UNCG School of Music por sua performance da Air de Lia da ópera L’enfant prodigue composta por Debussy. Como solista, Lillian se apresentou à frente da UNCG’s Symphony Orchestra.
Lillian participou de programas prestigiosos como Chicago Summer Opera e CoOPERAtive Summer Program em Princeton, NJ. Nestes lugares, cantou Lady Billows em Albert Herring e excertos de Cosi fan tutte (Fiordiligi), The Rape of Lucretia (Coro Feminino), Suor Angelica (papel principal), e Die Zauderflöte (Primeira Dama). Lillian também se apresentou em recitais solo no Brasil e em showcases com a Accademia Dell’arte em Arezzo, Italy. Lillian possui Bacharelado em Música Vocal Performance pela Furman University, onde foi Josephine em HMS Pinafore e cantou os solos de soprano na missa de Mozart Coronation Mass. Lillian tem seu Mestrado em Canto pela University of North Carolina em Greensboro, tendo trabalhado com a Arlene Shrut.
No ano de 2020, foi a vencedora do prêmio Verdi na Orpheus voice competition no Tennessee. No mesmo ano, ela se classificou para a Metropolitan Opera National Competition. Em 2015, foi vencedora da Classical Singing Competition em Chicago. Nos anos de 2017 e 2019,  Lillian também venceu em sua categoria a competição da National Association of Teachers of Singing da Carolina do Sul e do Norte.  
No final deste semestre, Lillian deixará sua morada em Los Angeles, Califórnia, onde é professora de canto e maestrina no projeto YOLA – com a Los Angeles Philarmonic, para se juntar ao corpo docente da Western Colorado University, como maestrina dos corais e coordenadora da área vocal.

Orquestra ASU/UCS

Violino 1
Danielle Mullen, spalla (ASU)
Rodrigo Maciel (UCS)
Emilee Hall-Rocha (ASU)
Daniel Reuze Andrade (UCS)
Leonardo Paviani (UCS)
Helena Oliveira Correa Nunes (UCS)

Violino 2
Geunyeong An, principal (ASU)
Wagner Rezer (UCS)
Seoyeong An (ASU)
Joana Ventura (UCS)
Dallas Dotson (ASU)
Lara Campos (UCS)

Viola
Carlos Zinani, principal (UCS)
Victoria Schneider (ASU)
Lucas Moralez (ASU)
Emerson Aguiar (UCS)
Ronaldo Aguillon (ASU)

Violoncelo
Alexandre Diel, principal(UCS)
Cassandra Pruessner (ASU)
Mônica Panizzon (UCS)
Reginaldo Devens Araldi (UCS)
Shayanne Zorzin Franceschini (UCS)

Contrabaixo
Fabio Alves, principal (UCS)
Jacob Brody (ASU)

Flauta
Vinicius Dias Prates, principal (UCS)
Ana Carolina Bueno (UCS)

Oboé
Júlio Cesar Wagner, principal
Anelise Kindel

Clarinete
Darkson Magrinelli, principal (ASU)
Selah Padilla (ASU)

Fagote
Janelle Ott, principal (ASU)
Maya Rios (ASU)

Trompas
Jonathas de Souza Castro
Fábio Beneduzi

Trompetes
John Irish, principal (ASU)
Gabriel Muñoz (ASU)

Percussão
Trent Shuey, principal (ASU)
Anthony Navarro (ASU)


REPERTÓRIO
Abertura “La Clemenza di Tito” – W. A. Mozart 6 min
Ombra mai fu: Aria da Xerxes HWV 40 – Lillian Magrinelli, soprano 5 min
Quando me’n vo’ from “La Bohème” – Lillian Magrinelli, soprano 5 min
Andante e Rondó Húngaro – C. M. von Weber | Dr. Janelle Ott, fagote 10 min
Concerto para Vibrafone “O Parque de Diversões” – Joe Porter 8 min
Sinfonia No. 104 em Ré Maior “Londres” (1795) Franz Joseph Haydn 30 minutos
1. Adagio – Allegro
2. Andante
3. Menuetto and Trio: Allegro
4. Finale: Spiritoso


Serviço:
Data: 18 de de junho de 2022 (sábado)
Horário: 19h
Local: Casa das Artes, Bento Gonçalves
Contatos:
UCS Cultural – UCULT
Rua Francisco Getúlio Vargas, no 1130, Casa Amarela
Bairro Petrópolis – Caxias do Sul – RS
Fone: (54) 3218-2610

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.