UCS retorna aulas presenciais no dia 2 de agosto

A Universidade de Caxias do Sul (UCS) abre o segundo semestre letivo do ano no dia 2 de agosto, retomando as aulas presenciais, de modo parcial, e mantendo, simultaneamente, o modelo síncrono on-line (presencial digital). Como todas as aulas, mesmo as presenciais, serão transmitidas ao vivo, o aluno poderá optar entre participar delas na UCS ou no ambiente virtual.

As aulas presenciais em salas físicas estão suspensas na UCS desde 20 de março de 2020, no início da pandemia da covid-19. No segundo semestre de 2020 e no primeiro de 2021 ocorreram aulas presenciais em atividades práticas, em laboratórios e outros ambientes similares de aprendizagem. Em respeito aos protocolos de biossegurança, a quantidade de estudantes em sala de aula será limitada a 15 pessoas, com uso obrigatório de máscara e distanciamento mínimo de 1,5 metro.

O retorno presencial ocorrerá de modo escalonado, conforme a quantidade de alunos por turma, da seguinte forma:

– Turmas com até 15 estudantes: terão atividades presenciais a partir da primeira semana de aulas (2 a 7 de agosto).

– Turmas com 16 a 30 estudantes: a primeira semana de aulas será on-line, quando os professores deverão verificar com a turma quantos estudantes pretendem comparecer às aulas presenciais, que, nesse caso, se iniciam na segunda semana de agosto. É possível que, pela quantidade de alunos dispostos à presencialidade, a turma precise ser dividida em duas, alternando-se a presença de cada grupo, limitado a 15 pessoas, a cada semana.

– Turmas com mais de 30 estudantes: ocorrerão de modo on-line ao longo de todo o semestre porque não é possível acomodar todos os estudantes nas salas com o distanciamento mínimo exigido pelos protocolos de biossegurança vigentes.

As aulas presenciais em atividades práticas poderão ser realizadas, seguindo protocolos de biossegurança e com quantidades limitadas de estudantes, em laboratórios e ambientes similares de aprendizagem.

Em algumas situações excepcionais, mesmo as turmas com 15 ou até 30 alunos poderão vir a ser ministradas em formato on-line durante todo o semestre. Cada professor prestará as informações necessárias via Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA).

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.