Um bom gestor na Educação

Quantas vezes ouvimos falar que para ser um bom gestor era necessário possuir o maior número de formações possíveis? Graduação, especialização, mestrado, doutorado e até mesmo pós-doutorado, e muitas vezes a prática tão necessária nos dias de hoje ficava em segundo plano. Porém, sabemos o quanto faz diferença aquele profissional técnico, com experiência e que deu valor, sim, ao estudo, mas não se escondeu atrás de seus títulos, sem medo de arriscar e fazer o seu melhor.

Na educação não é diferente, um bom gestor na atualidade não é mais aquele com a maior titulação reconhecida pelos órgãos nacionais, mas aquele que é capaz de se adaptar às adversidades, que é protagonista, criativo, ousado, confiável, seguro em suas ações, líder e principalmente, humano. Durante minha vida acadêmica, conheci muitos profissionais com este perfil, e não é a toa que as instituições sob suas administrações foram no passado referência em qualidade. Mas ninguém é insubstituível, e quando seus ideais vão de encontro aos inertes, acabam por ser sombra aos bons oradores vazios.

Enquanto algumas instituições beiram o seu fim devido à má gestão, outras nesta Pandemia, lideradas por grandes educadores, que sem medo de errar, porque confiam na sua equipe, arriscam e investem, trazendo novidades e inovação para a área da saúde da nossa região.


Bento Gonçalves, que já é considerada a segunda maior região com instituições de Ensino Superior da Serra, está prestes a receber cursos que antes eram considerados sonho, os quais vão qualificar ainda mais nossos profissionais além de permitir que nossos jovens possam estudar perto de casa, sem necessitar migrar para grandes centros.
Que nos próximos meses possamos todos, estarmos comemorando estas novidades, e que as notícias das últimas semanas caiam no esquecimento, pois somos agraciados com instituições sérias na nossa cidade, que não faltam com a verdade, que prezam por seus alunos e professores e são administradas por ícones na educação, e para aquelas que não se enquadram e são administradas por pessoas sem qualificação para tal postura, lamentavelmente só podemos desejar um bom final, mas lembrando que quando uma instituição chega a este estágio, todos perdem.

Apoio: