Usinas da região passam a contar com sistema de alerta em suas barragens

De acordo com a Companhia Energética Rio das Antas (Ceran), para garantir seu funcionamento quando necessário, o sistema de alarme passará por testes no final do mês de abril

Foto: Divulgação/Ceran

As Usinas Hidrelétricas Castro Alves, Monte Claro e 14 de Julho concluíram os serviços de instalação do sistema de sirenes de emergência em locais próximos da barragem. Tecnicamente, os sistemas foram instalados nas Zonas de Autossalvamento (ZAS), que é a região abaixo da barragem, com distância menor que 10 quilômetros.

A instalação do sistema de alarme nas Usinas é uma das exigências estabelecidas pela Política Nacional de Segurança de Barragens, regida pela Lei nº 12.334, cujo objetivo é garantir a observância de padrões de segurança de barragens.


Conforme a Companhia Energética Rio das Antas (Ceran), a instalação do sistema tem caráter preventivo, não representando qualquer risco para a população. “As Usinas da Ceran, cumpre ressaltar, são extremamente seguras, comprovadas por inspeções e revisões periódicas. Além disso, trata-se de cumprimento à legislação, que exige a instalação de alarmes em barragens com moradores nas proximidades”, afirma a companhia.

Para garantir seu funcionamento quando necessário, o sistema de alarme passará por testes no final do mês de abril. A intenção é avaliar a eficácia da nova ferramenta instalada nas Usinas. Questionada sobre a data específica dos testes, a Ceran afirma que ainda não há definição, mas que a previsão é que sejam realizados após o dia 20.