UTI do Tacchini opera em 110% nesta segunda-feira

No momento, hospital está com 30 leitos oficiais, mas já abriu leitos privados temporários para suprir aumento da demanda. Dos 33 pacientes internados, quatro estão confirmados com a COVID-19, além de duas crianças na UTI Pediátrica

Foto: Alexandre Brusa

A UTI do Tacchini voltou a atender com mais de 100% de sua ocupação nos últimos dias. Nesta segunda-feira, 07/02, o hospital está com 33 pacientes internados em situação grave, sendo 16 pacientes SUS e 17 pacientes em leitos privados. Oficialmente, o Tacchini passou a operar com 30 leitos no dia 21/01, sendo 18 SUS e 12 privados.

Diante disso, o Tacchini precisou abrir novos leitos privados temporários para suprir o aumento da demanda. Conforme o hospital, o processo de abertura de novos leitos se tornou mais fácil e rápido durante a pandemia, sendo abertos ou fechados em um mesmo dia, por exemplo. Durante a pandemia, o hospital chegou a trabalhar com 50 leitos, mas o número foi reduzido devido à diminuição dos casos da COVID-19. “Abrir e fechar leitos é fácil, o problema é o manejo das equipes, que incluem não somente médicos e enfermeiros, como também nutricionistas, fisioterapeutas e equipe de limpeza, por exemplo”, explica a assessoria do hospital. “Agora vamos agindo conforme a demanda”, complementa.

A habilitação de cinco dos leitos públicos foi renovada pelo Ministério da Saúde diante do pico da variante Ômicron no país, e seguem válidos durante este mês de fevereiro. Após o período, o Ministério deverá fazer uma nova avaliação da situação da pandemia para decidir sobre a necessidade, ou não, de uma nova renovação de habilitação dos leitos. Oficialmente, o Tacchini tem apenas 13 leitos SUS.

O hospital tem autonomia para abrir e fechar leitos privados, mas não pode tomar decisões quanto aos leitos SUS, controlados pelo Estado. “Não somos fornecedor, e sim prestadores de serviço”, esclarece. Dessa forma, a ampliação do fornecimento de leitos públicos no Tacchini depende da tomada de decisão do Poder Público, que pode considerar outros fatores como a disponibilidade desses leitos em outros hospitais da região.

Nesta segunda-feira, 07/02, dos 33 pacientes internados em UTI Adulto, quatro estão com a COVID-19. Já na UTI pediátrica, de acordo com o Mapa de Leitos do Estado, duas crianças estão internadas com a doença.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.