Vacinação de adolescentes contra a COVID-19 tem início em Bento

A vacinação contra a COVID-19 para adolescentes teve início na tarde desta terça-feira, 21/09, em Bento Gonçalves. Estão sendo vacinados os jovens de 17 anos com o imunizante da Pfizer, nas unidades de saúde do Zatt, Zona Sul, Eucaliptos, Licorsul, Maria Goretti, Santa Marta e Conceição.


 

O SERRANOSSA esteve acompanhando o início da imunização na unidade de saúde do bairro Licorsul. Antes mesmo das 13h, quando a UBS abriu as portas, uma pequena fila de adolescentes, acompanhados de responsáveis, já se formava ao lado de fora. Apesar da grande quantidade de pessoas que esperavam para se vacinar, o fluxo fluía rapidamente. Conforme a prefeitura de Bento, o mesmo movimento tranquilo é observado nas demais unidades de saúde.


 

O jovem Dean Megiolaro disse que a vacinação era muito aguardada devido ao receio de contaminar seus familiares. "Eu não estava preocupado por mim, mas sim pelos meus pais e avós, então fico aliviado de receber a vacina hoje", comentou. Já a jovem Natalia Drehmer de Oliveira ressaltou a importância da imunização dos adolescentes diante da retomada das atividades. "Muitos não acreditam na vacina, mas eu acredito que ela te protege de um caso mais grave da COVID-19. E tomar a vacina é muito importante agora, porque tudo está voltando ao normal", comentou. 

A vacinação dos adolescentes seguirá durante a semana, nas unidades de saúde já mencionadas, no horário das 7h30 às 11h e das 13h às 16h30. Não é necessário agendamento. Para se vacinar, é necessário apresentar cartão SUS, documento com foto e autorização do responsável. 


 

Conforme a prefeitura, ainda não há estipulado um cronograma para vacinação das demais faixas etárias dos adolescentes, o que dependerá da chegada de novas doses. Ainda, a secretaria municipal da Saúde ressalta que, apesar da recomendação do Ministério da Saúde de não vacinar os adolescentes, a imunização desse público está de acordo com a orientação da Secretaria da Saúde do Estado (SES) e do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde (Cosems/RS). 

Fotos: Eduarda Bucco

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.