Valdeci Oliveira toma posse como presidente da Assembleia Legislativa

Em sessão solene no Plenário 20 de Setembro na segunda-feira, 31/01, tomou posse como presidente da Assembleia Legislativa Gaúcha o deputado Valdeci Oliveira (PT). Em sua fala, o deputado destacou que a bandeira da gestão será “menos indiferença e mais igualdade”.

O primeiro ato do presidente, após coletiva de imprensa, foi uma reunião com movimentos sociais. Na pauta, os impactos da estiagem no Estado. Segundo o presidente, sua próxima ação será realizar um grande encontro, ainda no fim do mês, com todos os segmentos da agricultura para tratar do assunto. “É necessária uma política de Estado, não Governo, que trabalhe toda essa questão [da estiagem]”, ressaltou. 

O novo presidente iniciou o discurso se solidarizando às famílias vítimas da pandemia, tema que relembrou mais de uma vez ao longo de sua fala. Primeiro, ao contar relatos pessoais e, depois, ao defender a vacina. “Que 2022 se encerre esse falso dilema entre economia e vida. Economia e vida precisam caminhar lado a lado”, pontuou.

“Minhas prioridades são o projeto de luta em relação à Covid e em relação à estiagem. A luta contra fome, miséria e desigualdade e o fortalecimento da igualdade. É fazer da Casa um exemplo de solidariedade”, disse. Ele também garantiu que irá manter as ações que foram feitas durante as outras gestões, como a racionalização dos gastos e o processo de modernização.

Ao se despedir da presidência, o deputado Gabriel Souza (MDB) ressaltou o que prometeu fazer ao assumir: modernizar as práticas do Legislativo. Destacou a apresentação do novo site e a “ampliação da participação da sociedade”. Ao falar da presidência, afirmou que o cargo “não era uma atividade de caráter individual, pelo contrário”, e assim, agradeceu o relacionamento “respeitoso e produtivo” com todas as bancadas.

O governador Eduardo Leite (PSDB) ressaltou que, apesar das posições políticas divergentes, aposta no diálogo para preservar os interesses da população. “Teremos essa relação respeitosa e republicana”, afirmou, ao chegar para a solenidade. Avaliou que o ano será de alguns enfrentamentos, uma que “estamos na superação da pandemia, com efeito nas questões econômicas, problemas derivados da situação no mundo de inflação e outros desafios econômicos que se abatem sobre o estado e tudo isso passa pelo Parlamento.” Com os projetos mais polêmicos já analisados, Leite acredita que os demais serão enfrentados “de forma altiva e republicana”.

Nova Mesa Diretora

Por 38 votos sim e oito contrários, além de Valdeci, foram eleitos e empossados na mesa diretora Luiz Marenco (PDT), como 1ª vice-presidente; Ernani Polo (PP), 2º vice; Elizandro Sabino (PTB), 1º secretário; Gabriel Souza (MDB), 2º secretário; Zilá Breitenbach (PSDB), 3ª secretária; e Dalciso Oliveira (PSB), 4ª secretário. Os suplentes serão Jeferson Fernandes (PT), Airton Lima (PL), Sergio Peres (Republicanos) e Kelly Moraes (PTB).

Confira o discurso do novo presidente na íntegra.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.